Topo

Com Nintendo fora do Brasil, lançamento do Switch no país é uma incógnita

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 13h03

A Nintendo causou furor com o anúncio do Switch. Além do rebuliço dos fãs, o simples fato de ter informado que o primeiro vídeo do console seria divulgado hoje (20) foi suficiente para fazer as ações da empresa serem catapultadas e seu valor de mercado subir US$ 1 bilhão.

Apesar dessa empolgação, sobra uma dúvida para os jogadores brasileiros: afinal, esse console chegará de maneira oficial no Brasil?

A resposta para essa questão, no entanto, ainda é nebulosa. Na E3 deste ano, UOL Jogos conversou com um dos executivos responsáveis pela Nintendo na América Latina, Bernardo Guzman-Blanco, que afirmou que, desde a saída da empresa do país, ela "nunca parou de pensar no Brasil". Ele complementou dizendo que a companhia trabalhava "para encontrar o melhor jeito de voltar ao país com nossos produtos", porém nenhum plano concreto foi apresentado até o momento.

Sem representação oficial no Brasil desde janeiro de 2015, por aqui a empresa atua de maneiras distintas no momento: enquanto no portátil 3DS há a possibilidade de comprar games digitais via eShop, o mesmo não ocorre com o Wii U, cuja loja digital nunca foi lançada por aqui. E adquirir games em mídia física para o console acaba saindo bem caro.

No caso de novos produtos como a versão reeditada do Nintendinho, porém, o que resta é a incerteza.

Mistura de estilos

Veja o primeiro vídeo do novo Nintendo Switch

Start

Como apontado em diversos rumores, o Nintendo Switch é um híbrido entre console de mesa de portátil. A grande sacada do aparelho é sua modularidade: por meio de controles destacáveis, ele pode funcionar de diversas maneiras distintas, o que abre a possibilidade da criação de games que explorem esse tipo de liberdade.

Por falar em games, diversas produtoras confirmaram que produzirão títulos para o consoles. A Nintendo divulgou uma lista com quase 50 produtoras, incluindo nomes de peso e que estavam distantes da produtora como Activision, Electronic Arts , From Software, Epic Games, entre outras..

O lançamento do Switch está previsto para março.