Topo

Sony e Nintendo parabenizam Microsoft pelos 15 anos do Xbox

Xbox "caixa-preta" marcou a entrada da Microsoft no mercado dos consoles - Divulgação
Xbox 'caixa-preta' marcou a entrada da Microsoft no mercado dos consoles Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/11/2016 12h00

O Xbox celebrou ontem seu aniversário de 15 anos e a data não passou batida para os concorrentes: tanto Nintendo quanto Sony parabenizaram a Microsoft pela conquista em suas redes sociais.

No Twitter, a Nintendo publicou uma mensagem de parabéns, dizendo "Feliz aniversário, Xbox! Congratulações por 15 fantásticos anos!", acompanhada de uma imagem de um Super Mario comemorando a ocasião. A empresa também enviou um NES Classic Mini, seu mais recente lançamento, para o executivo Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft.

Na Inglaterra, a divisão britânica do PlayStation também usou o Twitter para parabenizar o rival: "Parabéns, garoto!", diz a mensagem publicada pela Sony, acompanhada de um emoji de bolo de aniversário.

Primeiro console da Microsoft

Em 15 de novembro de 2001, a Microsoft entrou no ramo dos consoles domésticos com o primeiro Xbox. Grandalhão, o videogame tinha entre seus games o desconhecido "Halo", primeiro jogo de uma das mais importantes séries de tiro em primeira pessoa.

O Xbox original foi um laboratório para a Microsoft e mesmo não sendo o maior sucesso de vendas na geração que foi dominada pelo PlayStation 2, trouxe inovações importantes, que mudariam a forma como jogamos videogame, como a rede online Xbox Live. O console vendeu cerca de 24 milhões de unidades, ficando em segundo lugar na geração (o PS2 vendeu mais de 150 milhões de unidades) mas não chegou a ser lançado no Brasil.

Por aqui, quem fez a fama da Microsoft entre os jogadores foi seu sucessor, o Xbox 360, que aposentou o Xbox 'caixa preta' em 2005.