Topo

"Last Guardian" chega em dezembro para fechar o ano com chave de ouro

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 11h00

2016 é um ano que vai ficar marcado na história dos games por uma série de motivos, mas entre eles, estará o lançamento de alguns jogos que passaram muito, mas muito tempo em produção: assim como o recém-lançado "Final Fantasy XV", "The Last Guardian" também está pronto e chegará nos próximos dias ao PlayStation 4.

Sucessor de "Ico" e "Shadow of the Colossus", o game de Fumito Ueda e do Team Ico foi anunciado em 2006 e, na época, era exclusivo do PlayStation 3. O tempo passou, o game sumiu dos eventos internacionais e mais de uma vez circularam rumores de que o projeto teria sido cancelado. Eventualmente a produção entrou nos trilhos, deixando o PS3 para trás e adotando o PlayStation 4 como plataforma - e mesmo assim, "The Last Guardian" fez apenas aparições tímidas nas grandes conferências de games... até agora.

"The Last Guardian" está pronto e promete levar os jogadores em uma jornada emocionante, onde um garoto e uma enorme criatura fantástica, meio cachorro e meio pássaro, exploram uma masmorra labiríntica e cheia de mistérios. O game segue a linha dos projetos anteriores do designer Fumito Ueda, com uma narrativa simples, plataformas intrincadas para superar e muito trabalho em equipe entre os dois protagonistas.

Zumbis, Mario e esportes radicais

Outros jogos que chegam na reta final de 2016 incluem "Dead Rising 4", "Steep" e a versão 3DS de "Super Mario Maker".

"Dead Rising 4" é mais um episódio do insano apocalipse zumbi da Capcom. O game traz de volta o fotógrafo Frank West (do primeiro "Dead Rising") como protagonista e a cidade de Willamette, durante o feriado do Natal, como cenário e parque de diversões. A aventura se passa 16 anos depois do primeiro jogo e traz novas opções de criação de armas e, atendendo aos pedidos dos fãs, deixa para trás a limitação de tempo dos jogos anteriores.

"Steep" é um jogo de esportes radicais de inverno da Ubisoft, publisher de "Assassin's Creed" e "Watch Dogs". No game, os jogadores exploram uma recriação dos Alpes e praticam uma série de atividades envolvendo esqui, wingsuíte, snowboard e outros esportes.

ASSISTA AO TRAILER DE "DEAD RISING 4"

Start

No 3DS, o destaque neste final de ano é "Super Mario Maker". O jogo permite criar suas próprias fases de um game do Mario, cheias de desafios para outros jogadores superarem. Você também pode baixar as fases criadas pela comunidade e mostrar o quanto é habilidoso. No 3DS, "Mario Maker" traz opções visuais inspiradas em jogos do encanador para o portátil, como "New Super Mario Bros".

Outro jogo do Mario que sai agora em dezembro é "Super Mario Run", para iPhone e iPad. O jogo sai no dia 15, inclusive no Brasil. No jogo, que segue a estética clássica dos games da série, Mario corre automaticamente da esquerda para a direita, com o jogador usando a tela de toque para pular em inimigos e obstáculos, tentando chegar às bandeiras o mais rápido possível.

O game também possui um modo multiplayer conhecido como "Toad Rally", em que jogadores podem desafiar seus amigos e outros usuários online, tentando alcançar a maior pontuação até o tempo esgotar.

Veja a seguir os principais lançamentos de dezembro e vote no seu game favorito:

01/12
. Deponia (PS4)
. The Dwarves (PC, PS4, XBO)
. Hyperlight EX (3DS)

02/12
. Furi (XBO)
. Steep (PC, PS4, XBO)
. Super Mario Maker (3DS)

06/12
. Bethesda Pinball (PC, PS4, XBO)
. Dead Rising 4 (PC, XBO)
. The Last Guardian (PS4)

13//12
. Shantae: Half-Genie Hero (PS4, PS Vita, Wii U)

15/12
?. Super Mario Run (iOS)