Topo

Produtor de "FFXV" espera que legendas em PT-BR tragam novos fãs para série

Veja o 1º capítulo do jogo com legendas em português

Start

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

01/12/2016 08h30

Com "Final Fantasy XV", pela primeira vez vimos um episódio principal da popular série de RPG sair com legendas em português do Brasil.

Isso vai acontecer de novo com outros títulos da franquia ou mesmo futuros games japoneses da Square Enix, como "Kingdom Hearts III"?

A resposta ainda não existe, mas a expectativa é pra lá de positiva.

"Isto tem um significado tremendo para o futuro da série 'Final Fantasy'", explica o produtor do game, Hajime Tabata, sobre as legendas em português em entrevista exclusiva ao UOL Jogos.

"Eu queria levar este jogo aos fãs de games pelo mundo todo e permitir que eles conseguissem jogar em seus idiomas nativos. E é exatamente isso que aconteceu. Estou muito empolgado para ver novos fãs de 'Final Fantasy' depois do lançamento de 'FFXV'".

Hajime Tabata - Divulgação - Divulgação
Diretor de "Final Fantasy XV", o sorridente Hajime Tabata dirigiu também "Type-0 HD" e "Crisis Core", entre outros RPGs da Square Enix
Imagem: Divulgação

Em outras considerações e explicações a respeito do produto final e o que mudou durante o desenvolvimento, Tabata explica, por exemplo, as mudanças que fizeram na personagem Cindy, criticada por seus movimentos pra lá de ousados.

"Refinamos a personagem para que ela agisse mais naturalmente, sem os trejeitos exagerados".

A exemplo da maneira como lidou com dúvidas e expectativas pública durante todo o desenvolvimento de "FFXV", Tabata parece bem sincero com relação à sensação de finalizar o projeto e como ele vai se sair na preferência dos fãs em relação a episódios anteriores de "Final Fantasy".

"Meu sentimento honesto é: este dia finalmente chegou porque eu estive correndo este tempo todo sem descansar".

"Os jogadores vão perceber durante a jornada do grupo que há coração e alma em cada personagem. Eu acho que os fãs vão conseguir se identificar com a relação cada vez mais profunda entre os heróis".