Topo

Cosplayer processa fabricante de PC MSI por uso indevido de imagem

Imagem original de Lindze Merritt à esquerda, com imagem alterada da MSI à direita - Reprodução/Kotaku
Imagem original de Lindze Merritt à esquerda, com imagem alterada da MSI à direita Imagem: Reprodução/Kotaku

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 15h54

A cosplayer Lindze Merritt - também conhecida como Lindze A'La Mode - e a fotógrafa Allison Rose estão processando a fabricante de componentes para PC MSI por usar uma imagem sem autorização para uma propaganda.

A fotografia original, baseada na propaganda americana "We Can Do It!", da Segunda Guerra Mundial, foi usada inicialmente para um calendário especial criado em 2013. Merritt, inclusive, ainda utiliza a imagem como sua foto de perfil no Twitter.

Anos mais tarde, junho de 2016, a MSI alterou aspectos da imagem, e usou como propaganda para seus produtos. Eventualmente, a empresa removeu as imagens de suas mídias sociais.

O processo afirma que a MSI "providenciou, com conhecimento e intenção de permitir, disfarçar e facilitar a infração de direitos autorais, providenciou informações falsas de uso de copyright com a imagem".

A empresa responde que não tinha "conhecimento ou informações suficientes para criar um consenso sobre a veracidade das acusações [...] e portanto as nega."

Para conferir os trabalhos de Lindze Merritt, acesse sua página oficial. Allison Rose também tem uma página própria no Facebook.