Topo

"Ace Combat 7" em PlayStation VR é experiência mais próxima de pilotar caça

Théo Azevedo

Do UOL, em Anaheim*

03/12/2016 18h00

O PlayStation VR é caro, desajeitado e ainda está longe de mostrar seu real potencial, mas a experiência de jogar “Ace Combat 7” com os óculos de realidade virtual do PS4 é a prova de que a tecnologia funciona e veio pra ficar.

Durante a PlayStation Experience 2016, evento para fãs da marca realizado em Anaheim, nos Estados Unidos, o UOL Jogos teve a chance de experimentar uma missão de “Ace Combat 7” exclusiva para PlayStation VR.

Ao colocar os óculos imediatamente me vi no cockpit de um caça, em um porta-aviões, recebendo instruções pelo rádio. Após ser informado de que aeronaves inimigas estavam a caminho, recebi permissão para decolar e, com uma sensação de vertigem, segundos depois já sobrevoava os céus em busca dos adversários.

Os controles são simples: o botão triângulo trava a mira no oponente, enquanto bola e x são disparam a metralhadora e mísseis, respectivamente.

Quem já experimentou o PlayStation VR sabe que os gráficos não se comparam ao que a gente vê na TV: a resolução é inferior, as texturas são mais chapadas etc. Porém, isso não faz muita diferença na experiência de imersão de pilotagem de “Ace Combat 7”, que vai empolgar qualquer entusiasta da simulação de vôo pela chance de perseguir aeronaves inimigas, enquanto faz manobras para desviar dos mísseis, atravessa nuvens e se perde nas belas paisagens das ilhotas em alto mar.

 

E sem os óculos?

A estreia de “Ace Combat” na “nova geração”, que será exclusiva do PS4, ainda está cercada de mistério e a Bandai Namco não parece pronta para compartilhar muitos detalhes.

A Project Aces, porém, promete a mesma pegada dos combates aéreos que caracterizaram a série, com aeronaves futuristas, um vasto arsenal e inimigos desafiadores, tanto em single-player quanto no multiplayer.

Na prática, só vamos conseguir descobrir se as promessas serão cumpridas quando for possível testar o jogo principal, por assim dizer, e não apenas a porção em RV, que é bacana, mas está mais para um bônus oferecido aos fãs.

Por ora o que se sabe é que “Ace Combat 7” vai ser ambientado no Strangereal, universo que a maioria dos games da série aborda e que se trata de uma versão da Terra com geografia e eventos históricos próprios.

Até o momento, “Ace Combat 7” não tem data de lançamento definida.

*O jornalista viajou a convite da Sony