Topo

Casal de idosos da Paraíba rouba a cena entre cosplayers da CCXP

O casal Albani e Carlos Paiva e a "culpada" pela entrada dos dois no mundo dos cosplayers, Cinara; para ambos, a diversão e o carinho do público foram pontos altos da CCXP - Rodrigo Lara/Gamehall
O casal Albani e Carlos Paiva e a "culpada" pela entrada dos dois no mundo dos cosplayers, Cinara; para ambos, a diversão e o carinho do público foram pontos altos da CCXP Imagem: Rodrigo Lara/Gamehall

Rodrigo Lara

Do Gamehall

04/12/2016 20h33

Um evento como a CCXP é terreno fértil para quem curte fazer - ou ver - cosplay. Entre fantasias elaboradas, criativas e visivelmente desconfortáveis, uma dupla chamou a atenção de quem visita o evento.

Trata-se de Albani e Carlos Paiva. Um casal combinando uma fantasia foi algo bastante comum de ser visto nos corredores do São Paulo Expo, local agitado pela CCXP nos últimos quatro dias. Mas o caso de Albani e Carlos era tudo, menos comum: com 56 e 65 anos, respectivamente, eles chamavam a atenção por fugir da "regra" de que cosplay é coisa de jovens.

Trajados como Estácio e Muriel Bagge, do desenho "Coragem o Cão Covarde", eles eram frequentemente requisitados para fotos - muito mais do que os demais cosplayers, na verdade. "A gente não consegue sair do lugar. Pedem uma foto e quando a gente vê, é mais uma, mais uma, mais uma...", conta Carlos. Ambos, porém, disseram gostar do assédio do público. "É algo muito espontâneo das pessoas, muito caloroso, muito humano. Aí a gente se envolve também, tanto ele, que é funcionário público do INSS, e eu, professora, estamos acostumados a lidar com o público e isso é muito bacana", comemora Albani.

A escolha da fantasia foi feita pela filha Cinara e, de início, tanto Albani como Muriel não conheciam o desenho animado. "Quem assistia era ela [a filha Cinara]. Quando usamos a fantasia pela primeira vez, a gente não conhecia bem o desenho. Depois que comecei assistir o desenho, não saí mais da tela do computador", brinca Albani.

Casal de cosplayers - Rodrigo Lara/Gamehall - Rodrigo Lara/Gamehall
Cena comum: entre diversos cosplayers, o casal Albani e Carlos Paiva eram os mais requisitados para fotos durante a CCXP 2016
Imagem: Rodrigo Lara/Gamehall

Cosplayers por "acidente"

Moradores de João Pessoa, na Paraíba, Albani e Carlos entraram no mundo do cosplay por acaso, em maio deste ano. A "culpada" por isso foi sua filha, Cinara, que costuma frequentar encontros de cosplayers e, claro, se fantasiar. "Ela ia frequentar os eventos e a gente não sabia como era. Não queríamos que ela fosse e ela nos convenceu a acompanhar", explica Albani.

Mais do que simplesmente ir junto, Cinara convenceu sua mãe a entrar na brincadeira. "Eu disse que não daria certo, que era coisa de jovem". Albani, foi, gostou e convenceu o marido a participar também. "Essas duas belezas [apontando para a filha e a esposa] me colocaram na brincadeira. Eu gostei e continuo fazendo. Não existe idade, nem deficiência. O importante é participar", conta Carlos. Ambos já participaram de eventos em diversos lugares, como Recife, João Pessoa, Natal e Campina Grande.

É a primeira vez que o casal participa de um evento do tamanho da CCXP. E a impressão não poderia ter sido melhor. "É um evento grandioso! A gente está em êxtase. Não tínhamos planos de conhecer São Paulo e agora conhecemos", comemora Albani. Carlos também se mostrou empolgado. "É um calor humano formidável".

No evento paulistano, eles participaram do concurso de cosplay realizado hoje (4), último dia de evento. E a vaga foi obtida com pompa e circunstância: Albani e Carlos venceram um concurso na Paraíba para representar o estado no evento.

Até a publicação deste texto, o resultado do concurso não havia sido anunciado. Isso, porém, pouco importa: se o intuito de um cosplayer é se divertir e causar sorrisos nas pessoas, dá para dizer que a carismática dupla Albani "Muriel" Paiva e Carlos "Eustácio" Paiva entrou extremamente bem nesse mundo.