Topo

Com suporte a 4K e HDR, "Gran Turismo Sport" exibe realismo sem precedentes

Théo Azevedo

Do UOL, em Anaheim*

04/12/2016 11h27

O adiamento de "Gran Turismo Sport" para 2017 foi um verdadeiro banho de água fria para os fãs do simulador de automobilismo, que ainda não deu as caras no PlayStation 4 - a última versão da série, "Gran Turismo 6", saiu para PS3 num longínquo 2013.

Porém, a Polyphony Digital segue empenhada em fazer de "Gran Turismo Sport" o simulador mais realista de todos os tempos, o que inclui suporte a 4K na versão para PS4 Pro, e também utilizar a tecnologia HDR, o que basicamente significa gráficos mais vivos e realistas. Tudo isso rodando a 60 quadros por segundo.

Um dos principais impactos de tamanho apuro gráfico poderá ser visto especialmente na paleta de cores dos veículos e, principalmente, nos efeitos de iluminação. Em uma demonstração a portas fechadas, Kazunori Yamauchi, produtor de "Gran Turismo", passou meia hora mostrando como o jogo vai simular as diferentes condições climáticas - manhã, tarde, noite, neblina, tempo nublado etc.

"Cerca de 11% dos carros do mundo real, hoje, não podem ser reproduzidos de maneira fiel na paleta de cores dos videogames atuais", problematiza Yamauchi. "Pela primeira vez um videogame vai superar a qualidade de imagem vista em filmes, cinema etc", completa, ao falar sobre “Gran Turismo Sport”.

O negócio é tão sério que, como na época em que a Polyphony Digital começou a sondar a compatibilidade com HDR ainda não existiam câmeras dotadas do recurso, foi necessário criar do zero uma câmera capaz de capturar imagens neste padrão e com mais opções de cores.

Para quem está de fora pode até parecer um exagero, mas quem é entusiasta do automobilismo sabe que o segredo do fascínio exercido por este tipo de jogo está justamente no apuro com os mínimos detalhes.

Na PlayStation Experience, evento para fãs da marca realizado nos EUA, era possível também experimentar o jogo no PlayStation VR, uma experiência que, a exemplo de jogos como "Resident Evil 7" e "Ace Combat 7", funciona mais como uma espécie de bônus para quem curte Realidade Virtual.

Pela abordagem da produtora, "Gran Turismo Sport" parece voltar de vez as suas baterias para os fãs da franquia, e não exatamente para o perfil mais casual de jogador.

Se por um lado já passou de hora de ter um “Gran Turismo no PS4”, ao menos a Polyphony está se empenhando para fazer a espera valer muito a pena.

*O jornalista viajou a convite da Sony