Topo

Jogamos: "Crash Bandicoot" concilia nostalgia e novidades em remake

Veja curiosidades de Crash Bandicoot

Start

Théo Azevedo

Do UOL, em Anaheim*

04/12/2016 11h58

Se você teve um PlayStation – aquele mesmo, o original, de meados dos anos 1990 – é muito provável que conheça "Crash Bandicoot", série protagonizada pelo marsupial homônimo. Pedido antigo dos fãs, o retorno da franquia vai acontecer em 2017: "N’Sane Trilogy", que inclui os três primeiros jogos em versões remasterizadas, foi uma das atrações da PlayStation Experience.

Como estamos falando de jogos desenvolvidos muitos anos atrás, a Vicarious Visions, que está a cargo do projeto, aproveitou muito pouco do código original da Naughty Dog, hoje mais conhecida por "Uncharted" e "The Last of Us".

"Crash Bandicoot", "Cortex Strikes Back" e "Warped" foram praticamente refeitos do zero, do design das fases aos personagens, passando pelas cenas de corte.

O UOL Jogos teve a chance de jogar o primeiro nível de "Crash Bandicoot" e de "Cortex Strikes Back" e a sensação é nostalgia pura. E nem poderia ser diferente: pular, girar, coletar as saudosas frutas wumpa, mas agora com um visual condizente com a época em que estamos, faz o coração bater mais forte.

Ainda que a ideia seja manter o charme do original, isso não impediu a Vicarious Visions de acrescentar alguns recursos inéditos, como um sistema manual ou automático para salvar o progresso nos jogos. O menu exibido ao pausar o jogo foi devidamente modernizado e está mais informativo. Por fim, é possível jogar em formato "Time Trial".

Toda a comoção em torno do retorno de Crash empolga os fãs, que começam a sonhar com outras voltas triunfais - "Spyro"? - ou mesmo com, quem sabe, uma aventura original para o marsupial.

Antes, porém, será preciso observar a performance de "Crash Bandicoot: N’Sane Trilogy" nas lojas, ainda sem uma data exata – dia, mês – para acontecer.

* O jornalista viajou a convite da Sony