Topo

Jogamos: "Sonic Mania" é o jogo que os fãs esperam há mais de 20 anos

Théo Azevedo

Do UOL, em Anaheim*

05/12/2016 10h00

No mês de julho, em plena celebração do 25° aniversário de Sonic, a Sega anunciou “Sonic Mania”, uma nova tentativa de oferecer aos fãs do ouriço azul uma aventura 2D nos moldes que consagraram a série no Mega Drive.

Na PlayStation Experience, evento para fãs dos consoles da Sony que aconteceu nos EUA, o UOL Jogos teve a chance de testar duas fases de “Sonic Mania” e, pelo que foi mostrado, o jogo tem plenas chances de encerrar uma espera que já ultrapassa 20 anos.

“Sonic Mania” parece reunir todos os elementos para agradar os fãs old school de Sonic, a começar pelos gráficos, que preservam o estilo clássico dos anos 90, mas sem denotar um visual velho ou ultrapassado. Ok, é difícil de explicar, mas caso vocë seja das antigas, imagine o que seria um “Sonic” em 2D para o Saturn ou mesmo o 32X. É mais ou menos por aí.

Havia duas fases para jogar: o remake do Ato 1 da mítica Green Hill Zone e a inédita Studiopolis.

À primeira, Green Hill Zone parece idêntica à original, mas ao explorá-la um pouco mais descobri um trecho completamente novo, além de power ups escondidos. Há muitos incentivos para explorar as fases, o que vai agradar os jogadores mais dedicados.

O chefe ao final da fase também tem um toque distinto: quem lembra daquela nave de Robotnik vai perceber que, agora, as esferas se alternam balançando entre uma e outra e oferecendo alguns momentos de vulnerabilidade para o jogador atacar.

Já Studiopolis, um nível mais avançado e complexo, está cheio de rotas alternativas, rampas e segredos. É uma fase bastante vertical, com diversas oportunidades para alcançar os trechos mais altos - ou cair até a parte inferior.

Nas duas fases havia poucos trechos de corrida automática. Em vez disso, certas áreas só podiam ser alcançadas quando atravessadas no momento certo – especialmente Studiopolis. Pelo visto não vai faltar desafio.

“Sonic Mania” permite jogar também com Tails e Kuckles, mas na versão para testes apenas Sonic estava disponível. O personagem, aliás, ganhou um movimento novo, o Drop Dash, que consiste em acionar um ataque automático ao tocar o chão após um salto.

Depois de inúmeros fiascos que mancharam a reputação do mascote, "Sonic Mania" mostra grande potencial para ser o "Sonic", em clássico 2D, que os fãs aguardem desde o Mega Drive.

Produzido por Headcannon e PagodaWest Games, sob a batuta da Sega, "Sonic Mania" sai para PC, PlayStation 4 e Xbox One no 2° trimestre de 2017.

*O jornalista viajou a convite da Sony