Topo

"Steins;Gate 0" usa melancolia para expandir universo da popular série

Okabe deve lidar com as duras consequências de suas escolhas no novo game - Divulgação/5pb.
Okabe deve lidar com as duras consequências de suas escolhas no novo game Imagem: Divulgação/5pb.

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/12/2016 14h18

Vivemos em um mundo em que sequências de visual novels são traduzidas para o inglês menos de um ano após saírem no Japão. Para fãs do gênero, poder incentivar essa tendência provavelmente já será razão suficiente para comprar "Steins;Gate 0" no PS4 ou Vita.

Mas o novo game da 5pb. tem méritos próprios: de maneira engenhosa, ele expande o adorado universo "Steins;Gate" sem estragar o perfeito 'final verdadeiro' do game original.

Ao invés de continuar a história do Okabe Rintarou que teve sucesso em sua missão derradeira, "Steins;Gate 0" levanta hipóteses sobre o que aconteceria caso o herói tivesse fracassado. Assim, a trama assume um tom evidente de melancolia, sendo protagonizada por uma personagem que hoje carrega inúmeros arrependimentos.

Nota de Steins;Gate 0 - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Game foi avaliado no PlayStation 4
Imagem: Montagem/UOL

Atualizado com stickers à la LINE, o celular de Okabe ainda é imprescindível para o game: os diferentes caminhos que a história podem tomar são determinados por como o herói responde às mensagens de seus interlocutores.

O jogo é inteligente em não perder tempo reintroduzindo personagens que já conhecemos, e ainda ganha uma série de figuras inéditas interessantes. "0" parte do pressuposto de que o jogador já é familiarizado com o "Steins;Gate" original, e ganha pontos por levantar questionamentos que seu predecessor deixou passarem em branco.

A maior falha de "Steins;Gate 0" é a falta de uma conclusão tão bem pensada como a do original. Sim, a ideia do game é brincar com hipóteses - mas isso não significa que os jogadores se darão por satisfeitos com as várias perguntas que não são respondidas só porque essa história não é a 'verdadeira' no cânone.

Infelizmente, a possibilidade de um jogo como "Steins;Gate 0" sair traduzido para o português do Brasil ainda parece muito distante. Sendo uma visual novel, entender o inglês (ou o japonês) com fluência é essencial para que o jogador tome proveito da experiência.

Assista ao trailer de "Steins;Gate 0"

Start