Topo

Pewdiepie diz que deletará seu canal ao chegar a 50 milhões de inscritos

Do UOL, em São Paulo

08/12/2016 10h30

Maior youtuber do mundo, o sueco Felix "Pewdiepie" Kjellberg publicou um vídeo na última sexta (2) dizendo que pretende deletar seu canal assim que alcançar a marca de 50 milhões de inscritos.

A decisão, de acordo com ele, deve-se principalmente a falhas na administração e sistemas dentro do YouTube, que estão causando problemas para o crescimento de seu canal e visualizações de seus vídeos.

"Será que alguém pode salvar o YouTube de si mesmo?", diz Kjellberg.

No vídeo, o youtuber reclama de diversas alterações feitas ao modo com que o usuário pode encontrar vídeos, como a preferência para a barra de Recomendados - que, muitas vezes, não inclui conteúdo de canais assinados pelo usuário -, além de sistemas que fazem pessoas pararem de seguir um criador de conteúdo aleatoriamente.

Sendo assim, diversos de seus vídeos tiveram uma queda significativa de visualizações nas últimas semanas. Outros youtubers famosos, como h3h3 e jacksepticeye, também estão reclamando de quedas similares.

"Eu descobri que muita gente que trabalha para o YouTube - quase todo mundo - não tem ideia do que é trabalhar no YouTube como um criador de conteúdo", reclamou. "É um chute na cara quando eles fazem mudanças assim e não contam para ninguém."

Por isso, o youtuber anunciou que, assim que seu canal chegar a 50 milhões de inscritos, ele irá deletá-lo.

"Decidi que o único jeito de impedir meu canal de morrer - eu sei que você vai achar que eu estou brincando -, mas eu vou deletar meu canal", conclui.

No domingo (4), Pewdiepie publicou mais um vídeo em seu canal, dando mais detalhes sobre como seus vídeos começaram a  ter menos visualizações a partir de novembro quando - presumivelmente - o YouTube mudou algum elemento em seu algoritmo.

Atualmente, o canal de Pewdiepie está com cerca de 49,9 milhões de assinantes.