Topo

Era "trollagem": PewDiePie deleta canal secundário no YouTube

Com 50 milhões de inscritos, PewDiePie é o maior canal do YouTube - Divulgação
Com 50 milhões de inscritos, PewDiePie é o maior canal do YouTube Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 14h35

Conforme prometido, o sueco Felix "PewDiePie" Kjellberg encerrou seu canal no YouTube hoje, às 15h (horário de Brasília), após alcançar a marca de 50 milhões de inscritos. Mas tudo não passou de uma pegadinha: Felix nunca havia dito qual canal iria encerrar e, no vídeo abaixo, você pode ver o youtuber apagar seu canal secundário, jacksepticeye 2, que tinha uma quantia muito menor de inscritos.

Assista ao vídeo onde PewDiePie deleta o canal e revela a pegadinha com os fãs:

PewDiePie é o maior canal da plataforma de vídeos e popularizou o formato de 'gameplays', onde o público assiste o apresentador jogar um game e fazer piadas ou tomar sustos.

Para efeitos de comparação, o canal de games brasileiro com mais inscritos é Rezendeevil, com mais de 9 milhões de inscritos. Aliás, UOL Jogos está realizando uma enquete para decidir quem é o melhor youtuber de games do Brasil. Você já votou no seu canal favorito?

Reclamações

Em um vídeo anterior, Kjellberg disse que decidiu deletar o canal por estar insatisfeito com a forma que o YouTube exibe o conteúdo. Segundo PewDiePie, os inscritos recebem cada vez menos os vídeos do canal como sugestões e mais vídeos virais de canais desconhecidos. "O YouTube está tentando matar meu canal, é só olhar para os dados de audiência. Meus vídeos têm menos visualizações, mesmo estando melhores".

O sueco afirma que as políticas do YouTube não prejudicam somente a ele, mas também outros criadores de conteúdo. "A única solução que encontrei foi começar do zero. Acho que vai ser bem divertido. Não vou sair do YouTube, só vou deletar meu canal".

Além do canal principal e do extinto jacksepticeye 2, PewDiePie também produz um programa no YouTube Red, onde é vítima de pegadinhas inspiradas pelos games de terror que ele  costuma jogar.