Topo

Tudo o que você faz em "Super Mario Run" é pular, explica criador de Mario

"Super Mario Run" é primeiro jogo do encanador para celulares - Divulgação
"Super Mario Run" é primeiro jogo do encanador para celulares Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 16h43

"Super Mario Run" é o próximo game do Mario e sai na próxima semana para iPhone e iPad. Feito pela mesma equipe responsável pela série da Nintendo nos últimos 30 anos, "Super Mario Run" é um jogo de plataforma pensado para a telinha mobile. "O centro da experiência está nos pulos", explicou o criador de Mario, Shigeru Miyamoto, ao site norte-americano Waypoint.

"Desde o Nintendo DS, nós meio que apertamos o botão de recomeçar com o game design", disse Miyamoto. "Pensamos em como levar os games de volta às raízes para atrair uma audiência mais ampla". Para o designer, os smartphones representam a audiência mais ampla da era atual. "Desde 'New Super Mario Bros' nós experimentamos com a ideia de que tudo o que você faz é pular".

"Então, quando começamos a fazer 'Super Mario Run', experimentamos com ideias diferentes ao redor disso e chegamos nessa mecânica central de tocar a tela para fazer Mario pular", explicou. Por isso, o game não usa movimentos de balançar ou virar o celular, apenas o toque na tela, como controle. Mario está sempre correndo e você toca de leve a tela para um pulo pequeno ou segura o dedo na tela para um salto mais longo.

A única diferença é nas fases com fantasmas, onde você pode fazer Mario parar de correr por um instante para descobrir como resolver o quebra-cabeça e avançar.

Super Mario Run - Divulgação - Divulgação
Além de Mario, o jogador controla Yoshi e outros personagens em "Super Mario Run"
Imagem: Divulgação

Com uma versão paga e uma gratuita, "Super Mario Run" sai em 15 de dezembro para iPhone e iPad.