Topo

Riot pune INTZ por caso de aliciamento no Brasileiro de "LoL"

Conforme apurado pelo UOL Jogos, aliciamento ocorreu enquanto SacyR estava sob contrato com a RED Canids - Divulgação/Riot Games
Conforme apurado pelo UOL Jogos, aliciamento ocorreu enquanto SacyR estava sob contrato com a RED Canids Imagem: Divulgação/Riot Games

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

21/12/2016 22h07

A Riot Games entendeu que houve aliciamento por parte da INTZ para o jogador Gustavo “SacyR” Rossi, carregador da equipe RED Canids de “League of Legends”. O caso foi apurado por UOL Jogos ainda nesta segunda-feira (19).

Além de desenvolvedora do game, a Riot também é responsável pelo Circuito Brasileiro de “League of Legends”, e determinou que como punição pela infração da Política Interregional de Aliciamento, Rogério Rodrigues, responsável pelo setor administrativo da INTZ, será suspenso por 10 meses de qualquer campeonato organizado pela Riot.

O atleta da INTZ que estava na conversa que configurou o aliciamento, Luan “Snk” Rodrigues, também foi punido e não poderá participar da primeira etapa do CBLoL 2017, e a equipe ainda precisará pagar uma multa de R$ 5 mil reais.

Lucas Almeida, diretor da INTZ, foi afastado preventivamente do cargo de presidente da Associação Brasileira dos Clubes de eSport (ABCDE), após as investigações serem divulgadas.

"A ABCDE aplica tal medida, em comum acordo com os associados presentes na reunião, após abertura de investigação pela Riot Games em relação ao caso do atleta Gustavo 'Sacyr' Rossi, da Red Canids", diz um comunicado oficial da organização.

Entenda a Política Interregional de Antialiciamento

O Campeonato Brasileiro de League of Legends adotou a Política Interregional de Antialiciamento em agosto de 2015. A regra da Riot Games implica que nenhum membro ou filiado de equipe pode atrair, sugerir ou engajar discussões de emprego com um jogador que está sob contrato com outra equipe profissional que esteja competindo no torneio de mais alto nível de uma região.

Para tal, existe um processo próprio para a negociação: equipes interessadas em negociar pro players sob contrato devem procurar primeiro a gerência da equipe atual do jogador - qualquer tipo de comunicação fora dessas especificações é caracterizada como aliciamento, resultando em penalidades.

Este não é o primeiro caso no CBLoL

A própria INTZ passou por um recente caso de aliciamento. Em dezembro de 2015, a Riot Games concluiu que o jogador Caio "Loop" Almeida, na época sob contrato com a equipe INTZ, sofreu tentativa de aliciamento por parte da organização paiN Gaming.

As penalidades que a Riot aplicou na paiN Gaming iam desde o impedimento de inscrever o jogador Caio "Loop" Almeida como seu membro em qualquer evento da empresa durante a temporada 2016 de "League of Legends", perda dos direitos de imagem e premiação da primeira etapa do CBLoL 2016 (os valores obtidos foram destinados apenas aos jogadores) e, por fim, a suspensão do diretor da equipe por um ano em eventos da Riot ou nos estúdios do CBLoL.