Topo

Por falta de interesse em futebol nos EUA, série "FIFA" quase não aconteceu

Capa da versão de Super Nintendo do primeiro jogo da série, "Fifa International Soccer" - Reprodução
Capa da versão de Super Nintendo do primeiro jogo da série, "Fifa International Soccer" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/12/2016 12h11

Hoje em dia, a série "FIFA" é um dos maiores nomes em toda a indústria de games, vendendo dezenas de milhões de cópias e rendendo bilhões de dólares a cada nova edição lançada.

Porém, de acordo com uma matéria especial do jornal britânico The Guardian falando sobre as origens e sucesso da franquia, o primeiro jogo da série era visto com receio pelos executivos da publisher Electronic Arts.

"Havia grande ceticismo sobre o futuro do futebol nos EUA", disse o fundador da EA, Trip Hawkins. "Ninguém se importava."

A ideia de produzir um jogo de futebol veio do executivo Mark Lewis, responsável pela filial britânica da Electronic Arts em 1991, após ver o sucesso do game "John Madden Football", que originou a série "Madden NFL".

Os chefes de Lewis, porém, não gostaram da proposta, e só foram convencidos após o executivo prometer - na época, inacreditáveis - 300 mil vendas na Europa.

"Quase toda a organização nos EUA era contra a nossa ideia", declarou Lewis. "Eles achavam que futebol era um esporte complicado demais."

A EA também chegou a considerar alguns títulos para o jogo - incluindo "Team USA Soccer", o que provavelmente mataria o game no mercado europeu - antes de fechar em "Fifa International Soccer".

No fim das contas, as estimativas de Lewis foram até baixas demais: Em suas primeiras quatro semanas, o primeiro "FIFA" vendeu 500 mil unidades, e veio a ser o game mais vendido de 1994.

A última edição da série, "FIFA 17", está disponível para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.