Topo

Professor usa "Death Note" para ameaçar alunos no Japão

No anime, Light Yagami encontra um caderno capaz de matar quem tiver seu nome escrito nele -
No anime, Light Yagami encontra um caderno capaz de matar quem tiver seu nome escrito nele

Do UOL, em São Paulo

13/01/2017 12h02

Um professor da cidade de Fukushima, no Japão, usou uma forma curiosa para ameaçar seus alunos: colocar seus nomes em um "Death Note". A referência ao mangá de 2003 - com versão em anime datando de 2006 - assustou os pais e causou um rebuliço no local. As informações foram divulgadas pelo jornal The Fukushima Minyu Shimbun.

De acordo com relatos, o professor chegou a mostrar uma imagem do "Death Note" em seu computador, dizendo que escreveria o nome dos estudantes nele. Na produção japonesa - disponível no Brasil pela Netflix -, o jovem Light Yagami acha um caderno capaz de matar aqueles cujo nome constasse nas páginas. Inicialmente, o jovem resolve utilizar o item para matar criminosos, com o intuito de fazer justiça por conta própria. Ou seja: apesar de ficcional, a atitude do professor poderia ser configurada como uma espécie de ameaça de morte. 

Após o caso vir à tona, a escola em questão convocou uma reunião com o professor, um homem de cerca de 30 anos. Isso resultou em um pedido de desculpas do docente aos pais das crianças envolvidas, além de uma manifestação da escola dizendo que o comportamento do profissional foi "inadequado". Não há informações se outros tipos de ações foram tomadas no caso.