Topo

"Tibia" faz 20 anos e Brasil está entre países que mais jogam

13/01/2017 13h28

O MMORPG "Tibia" completou 20 anos no último dia 7 de janeiro. E com uma curiosidade: desde seu lançamento, em 1997, o jogo mantém seus servidores ativos. Atualmente, cerca de 100 mil pessoas jogam o game diariamente e, nos últimos 20 anos, 30 milhões de contas foram cadastradas. Em um infográfico divulgado pela produtora Cipsoft, é possível ver que o Brasil está entre os cinco países que mais jogam o game no mundo, acompanhado de Estados Unidos, Polônia, México e Suécia.

O game surgiu como um projeto de quatro estudantes alemães, Guido Lübke, Stephan Payer, Ulrich Schlott e Stephan Vogler. A ideia era fazer um RPG que não fosse baseado em texto, mas sim, em uma interface gráfica. Idealizado em 1995, dois anos depois ele ficou online nos servidores da universidade onde o quarteto estudava.

Com o sucesso do game após ele estar disponível fora dos muros da universidade, os quatro decidiram fundar uma companhia chamada Cipsoft. Além de "Tibia", a empresa produziu "TibiaME", para celulares, e tentou emplacar "Fiction Fighters", projeto que acabou cancelado devido à falta de interesse dos jogadores.

Disponível para PC, "Tibia" é gratuito e pode ser baixado diretamente do seu site