Topo

Militares coreanos usam "Battlefield" por engano para demonstrar novo avião

Imagens de "Battlefield" e "Ace Combat" foram parar em vídeo institucional sem autorização das produtoras - Reprodução
Imagens de "Battlefield" e "Ace Combat" foram parar em vídeo institucional sem autorização das produtoras Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 11h23

Uma situação curiosa veio a público após o Ministério de Defesa Nacional da Coréia do Sul divulgar um vídeo sobre seu novo projeto de avião militar. A ideia é que a produção mostrasse as capacidades do aparelho, conhecido pelo código KF-X, porém o vídeo continha cerca de dez segundos de imagens capturadas de "Battlefield 3" e "Ace Combat: Assault Horizon".

Além de conter imagens que não se referem diretamente ao novo avião, os trechos dos games foram utilizados sem autorização da EA e da Bandai Namco. E, claro, o vídeo foi produzido utilizando dinheiro público, o que só aumentou o mal-estar causado pela situação - de acordo com um jornal coreano, a produção custou o equivalente a US$ 40 mil aos cofres públicos.

O ministério coreano já admitiu que as imagens dos jogos foram utilizadas de maneira irregular e afirmou que não usará mais o clipe. Em paralelo, o órgão acusa a produtora do vídeo e esta, por sua vez, afirma que o governo viu o resultado e deu a palavra final sobre o conteúdo.

Tanto EA quanto Bandai Namco não se pronunciaram sobre o tema. O vídeo em questão pode ser visto no YouTube, sendo que as imagens dos games aparecem entre 6:53 e 7:03.