Topo

Fundador da Epic será homenageado na GDC 2017

Um dos criadores da Epic Games, Tim Sweeney será homenageado por sua contribuição com a indústria de games - Reprodução
Um dos criadores da Epic Games, Tim Sweeney será homenageado por sua contribuição com a indústria de games Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/01/2017 11h56

Tim Sweeney será o homenageado de 2017 da Game Developrts Conference por sua contribuição para a indústria. O fundador da Epic Games receberá o prêmio Lifetime Achievement Award durante o evento que acontece em San Francisco entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

A lista de premiados nessa categoria inclui nomes como Hideo Kojima, Sid Meier, Shigeru Miyamoto e Ken Kutaragi.

A história de Sweeney como desenvolvedor de jogos começou com a fundação da Epic MegaGames em 1991, inicialmente como uma empresa de shareware, versões limitadas de programas que podem ser distribuidas livremente. Sua primeira criação foi "ZZT", um game de quebra-cabeças que permitia aos jogadores criarem seu próprio conteúdo.

No decorrer dos anos, a Epic lançou franquias de sucesso, como "Unreal" e "Gears of War", mas provavelmente a principal contribuição da empresa foi a criação da Unreal Engine, motor gráfico utilizado em diversos games de sucesso, como a série "Bioshock" e "Batman Arkham" e o game de luta "Street Fighter V". 

Recentemente, Sweeney se envolveu em uma polêmica ao que a Microsoft tenta monopolizar o desenvolvimento e o mercado de games para PC com a iniciativa Universal Windows Platform, que tem funções de desenvolvimento específicas que "praticamente obrigam" produtores que pretendem criar conteúdos para WIndows 10 a utilizá-la.