Topo

Grafites da 23 de Maio apagados por Doria 'sobrevivem' no "Pokémon GO"

Ponto de referência no game "Pokémon GO", grafite já não existe mais - Pedro Henrique Lutti Lippe/UOL
Ponto de referência no game "Pokémon GO", grafite já não existe mais Imagem: Pedro Henrique Lutti Lippe/UOL

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 10h00

Em São Paulo, parte dos grafites cobertos por cinza pelo prefeito João Doria (PSDB) ainda 'sobrevivem' dentro do mundo de "Pokémon GO".

A prefeitura paulistana está apagando grafites da avenida 23 de Maio como parte do programa de zeladoria batizado de "São Paulo Cidade Linda". No lugar de coloridos desenhos, uma simples camada de tinta cinza agora cobre os muros da maior parte da via.

Com cerca de 5,8 quilômetros de muros pintados, a avenida 23 de Maio tinha o que era considerado o maior mural de grafite a céu aberto da América Latina.

Dentro do "Pokémon GO", monumentos e pontos turísticos do mundo real costumam ser transformados em PokéStops - pontos de referência que rendem itens para jogadores que passarem por perto. Em São Paulo, inclusive na própria avenida 23 de Maio, muitas PokéStops são, na verdade, grafites.

Em uma caminhada pela avenida, UOL Jogos verificou que três de quatro grafites que eram PokéStops no jogo já não existem mais. Ainda é possível receber itens desses pontos, mas a perda da referência visual no mundo real desorienta o jogador.

Segundo Doria, os grafites da 23 de Maio serão mantidos em oito espaços previamente definidos pela Secretaria de Cultura. "Os demais, que já estão envelhecidos ou infelizmente foram mutilados por pichadores, serão pintados", afirmou o prefeito.

Um mural de autoria do artista Eduardo Kobra é o único dos PokéStops baseados nos murais da região que permanece intacto na avenida.

A Niantic, produtora de "Pokémon GO", não costuma remover ou modificar PokéStops. Assim, os pontos devem permanecer dentro do jogo como lembranças dos grafites que tingiam os muros da região.

"Pokémon GO" conquista até pais e avós

Start