Topo

Fundador da Namco morre aos 91 anos

Empresa foi responsável por diversos clássicos do fliperama, incluindo "Pac-Man" e "Galaga" - Reprodução
Empresa foi responsável por diversos clássicos do fliperama, incluindo "Pac-Man" e "Galaga" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/01/2017 10h39

Masaya Nakamura, fundador da produtora Namco - hoje parte do conglomerado Bandai Namco Group - morreu aos 91 anos, no dia 22 de janeiro.

A empresa revelou o falecimento do empresário por meio de um comunicado lançado nesta segunda (30).

Fundada em 1955, a Nakamura Manufacturing - mais tarde conhecida como Nakamura Machine Manufacturing Company, ou NAMCO - inicialmente trabalhava com passeios e atrações infantis. 

No fim dos anos 70, porém, Nakamura decidiu investir com força na indústria dos videogames, adquirindo a Atari Japão por US$ 500 mil. A partir daí, a empresa criou alguns dos títulos mais memoráveis desta primeira geração de games, incluindo "Dig Dug", "Galaga" e, é claro, "Pac-Man", que transformou a empresa em um titã do mercado.

Além destes títulos, a Namco também é responsável pela criação de outros nomes de peso do mundo dos games, como "Tekken", "Ace Combat", "Dark Souls" e diversos produtos licenciados de animes como "Sailor Moon", "Naruto" e "Dragon Ball".

Em 2005, a companhia fez uma fusão com a Bandai, formando a Bandai Namco Holdings. A divisão de games da empresa ainda existe sob o nome Bandai Namco Entertainment.

O funeral de Nakamura já foi realizado na última semana, mas familiares farão uma reunião especial para celebrar a vida do empresário em breve.