Topo

"Sou xingada quando jogo 'CS' só por ser mulher", diz jogadora brasileira

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

07/02/2017 15h31

Jogar online nem sempre é fácil. Além da parcela de jogadores que prefere se ofender mutuamente a jogar, muitas vezes as mulheres e meninas que querem se divertir também precisam enfrentar outros problemas: machismoassédio e perseguições

Cansada da situação já corriqueira em partidas de "Counter-Strike: Global Offensive", a brasileira Juliana Vieira resolveu desabafar em seu Facebook e postou um vídeo, que pode ser visto acima, mostrando jogadores que hostilizavam não apenas ela, mas também sua amiga Flávia Silveira, ex pro player de "CS".

"Total falta de respeito que sempre acontece quando se joga com pessoas aleatórias no 'CS', principalmente quando você é menina", diz no desabafo. "Não é por esse post que tudo vai melhorar, mas é importante relatar. Estou deixando este vídeo aqui para mostrar o que as meninas passam quando vão jogar qualquer jogo online, é um inferno!"

Ao UOL Jogos, Juliana disse que geralmente joga em partidas fechadas para não passar por este tipo de situação. "Sempre acontece quando jogamos com pessoas que não conhecemos. De cada três partidas, em duas nós somos xingadas."

"Nesta partida em questão, como o pessoal que a gente joga não estava online, decidimos procurar partida só nós duas mesmo. A Flávia entrou no game e os caras já começaram a falar besteira pelo microfone sem ela dizer absolutamente nada. Ela só logou e ficaram provocando ela e falando 'e a sua amiga não vai logar não?'."

"Assim que eu entrei eles continuaram, então eu falei para a Flávia que não iria usar o microfone, se não eles iriam continuar xingando mais ainda."

Apesar de começarem a partida perdendo, aos poucos o time virou o jogo. "Mesmo com o time ganhando, os caras continuavam xingando e insultando a partida inteira, principalmente quando sobrava só eu e ela no round, só para provocar mesmo."

"Eu cheguei a um limite de indignação tão grande por ter ouvido xingamento gratuito durante o jogo inteiro só por ser mulher que resolvi postar o vídeo para a comunidade ver o nível de falta de respeito que acontece só por você logar com o seu próprio nome na partida", desabafa Juliana.

As jogadoras estão no "Counter-Strike: Global Offensive" há mais de três anos. Quando questionada o que gostaria de dizer aos jogadores em questão, ela finaliza: "Tenham respeito não só com mulheres e sim com todo mundo do cenário. Além disso, se coloquem no lugar dos outros."