Topo

Modo "turbo" do PS4 Pro melhora desempenho de games, mas não é tudo isso

Lançado no final de 2016, PS4 Pro tem desempenho superior ao PS4 normal, mas não faz milagres - Reprodução
Lançado no final de 2016, PS4 Pro tem desempenho superior ao PS4 normal, mas não faz milagres Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/02/2017 15h48

A atualização 4.50 do PlayStation 4 trará uma função específica para o PS4 Pro: o modo Boost. Basicamente, ele dá uma forcinha extra para jogos que não foram otimizados para usar o poder de processamento extra do aparelho.

A ideia parece boa, porém testes feitos pela equipe do Digital Foundry mostram que essas melhorias são bastante limitadas diante de patches feitos pelas produtoras para otimizar esses jogos à nova versão do PS4. Ou seja: ele não tende a melhorar de maneira substancial o desempenho de determinados jogos, mas serve para evitar que alguns games sofram com as limitações do modo de PS4 padrão.

Outro fator que dita o quanto um game ficará melhor ou não com esse modo está no fato de ele utilizar uma taxa de quadros fixa ou variável. No primeiro caso, não há mudanças. Já no segundo, a tendência é que o poder extra do aparelho possa ser usado para manter uma taxa de quadros mais estável. Na lista dos games testados, os que apresentaram diferenças mais notáveis foram "Assassin's Creed Unity", "Battlefield 4", "Mirror's Edge Catalyst" e "Project CARS".

Por ora, essa atualização ainda está em fase beta. Não há uma data confirmada para ela chegar a todos os jogadores.

Veja games que têm desempenho melhor no PS4 Pro

Start