Topo

Após vídeo antissemita, YouTube cancela show de Pewdiepie

Alvo frequente de polêmicas, Pewdiepie passou dos limites ao publicar vídeo com conteúdo ofensivo a judeus - Reprodução
Alvo frequente de polêmicas, Pewdiepie passou dos limites ao publicar vídeo com conteúdo ofensivo a judeus Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/02/2017 10h26

Após ver sua parceria com a Disney ir por água abaixo, Pewdiepie sofreu mais um revés após a divulgação de um vídeo com conteúdo antissemita. Agora, o YouTube cancelou a segunda temporada do programa apresentado pelo maior youtuber do mundo. Além disso, o seu canal também foi retirado do programa de publicidade premium da plataforma. 

O mau momento de Felix "Pewdiepie" Kjellberg começou após ele publicar um vídeo no último sábado (11), no qual dois homens indianos pagos pelo apresentador escreveram um cartaz com a frase "Death to All Jews" - ou, "Morte a Todos os Judeus", em tradução livre.

A primeira reação ocorreu ontem (13), quando o Maker Studios, uma divisão da Disney, anunciou que estava encerrando a parceria com o youtuber. Ele acabou se mostrando arrependido após a polêmica - tanto que apagou o vídeo em questão. O estrago, porém, já estava feito.

Além de Disney e YouTube, Pewdiepie também viu seu perfil no Twitter ser bloqueado preventivamente - tal ação já havia ocorrido ano passado após uma polêmica envolvendo nazismo.

Apesar de produzir diversos conteúdos relacionados a games - como análises e apresentação de novos games, os vídeos de Pewdiepie frequentemente incluem comentários agressivos e conteúdo politicamente incorreto. Segundo o Wall Street Journal, ele publicou nove vídeos com conteúdos antissemita desde agosto de 2016. Seu canal é relativamente popular junto a pessoas com simpatia pelo movimento neo-nazista, apesar do Youtuber declarar que não apoia essas pessoas de "qualquer maneira". Atualmente, seu canal no YouTube supera os 53 milhões de assinantes.