Topo

Filme de "BioShock" foi cancelado semanas antes de início das filmagens

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 15h47

Em 2009, o aclamado shooter "BioShock" estava em vias de virar um filme, com direção de Gore Verbinksi (mais conhecido pelos três primeiros "Piratas do Caribe" e "O Cavaleiro Solitário") e produzido pela Universal Studios.

Porém, inesperadamente, as filmagens da produção foram suspensas, e o projeto acabou sendo engavetado - provavelmente pelo futuro próximo.

Finalmente, quase uma década depois, Verbinski explicou via uma sessão de perguntas e respostas no Reddit que a produção foi abruptamente interrompida 2 meses antes das câmeras rolarem.

"Estávamos há 8 semanas de começar a filmar quando puxaram a tomada", declarou. "Era um filme para maiores. Eu queria que continuasse a ser um filme para maiores, achei que seria apropriado, e é um projeto bem caro. É um mundo enorme que estávamos criando, e não podíamos simplesmente ir para locações e filmar."

Verbinski indica que este plano de recriar a cidade de Rapture em detalhes deixou os executivos consternados, especialmente considerando a faixa etária do filme, que na época não estavam trazendo resultados.

"Na época também havia filmes para maiores caros que não estavam funcionando", explicou. O exemplo mais claro disso foi a adaptação de "Watchmen", de Zack Snyder, que arrecadou US$ 107 milhões nos EUA, sendo que seu orçamento está estimado em US$ 130.

Mesmo assim, fica claro que o diretor tinha bastante interesse em fazer o filme, e ainda está otimista que um filme de "BioShock" veja a luz do dia, especialmente após sucessos de filmes como "Deadpool" - embora não se veja como diretor.

"[...] Talvez haja uma nova chance, mas é difícil quando você está à 8 semanas de filmar algo que você vê na sua cabeça e já fez quase tudo, então emocionalmente você está bem naquela transição de arquiteto para feitor, e este é um lugar difícil de voltar."