Topo

Super saiyajins de "Dragon Ball" são loiros para criador ter menos trabalho

Goku, Vegeta e companhia ficaram loiros em suas versões super saiyajin para "poupar trabalho" - Reprodução
Goku, Vegeta e companhia ficaram loiros em suas versões super saiyajin para "poupar trabalho" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 14h37

Um dos momentos mais icônicos de "Dragon Ball Z" ocorreu na batalha entre Goku e Freeza. Após a morte de Kuririn, Goku se irrita e, ao liberar seu poder, acaba se transformando em um super saiyajin pela primeira vez. Além do poder de luta maior, a aparência do personagem muda, sendo que a principal alteração se dá nos cabelos, que adotam um visual espetado e loiro. 

A dúvida que fica é: porque o cabelo loiro foi o escolhido para representar essa forma mais forte de Goku. Quem explica é o criador de "Dragon Ball", Akira Toriyama, em um livro comemorativo pelos 30 anos da série e que conta histórias dos bastidores. A razão para a escolha do tom é que, no mangá, em preto e branco, cabelo loiro significava cabelo sem qualquer pintura. De acordo com Toriyama, isso pouparia seu assistente de ter que pintar o cabelo de Goku de preto, algo que fazia ele "perder muito tempo". O mangaká, por sua vez, afirma que tinha "muito trabalho" ao apagar as madeixas do personagem. 

Uma vez que a obra foi transportada para os animes, o cabelo branco do mangá acabou virando loiro. 

Toriyama, no entanto, tinha um trabalho adicional ao retratar Goku em sua forma mais poderosa. Ele conta que, além dos cabelos, o olhar do personagem mudava e que, apesar de outras alterações físicas, esse era o ponto principal. "Eu me inspirei em Bruce Lee e seu olhar paralisante. A saga de Freeza, por mim, poderia acabar assim que Goku olhasse daquela forma".

Goku SSJ - Reprodução - Reprodução
Para criador de "Dragon Ball", saga de Freeza poderia acabar com esse olhar de Goku; Toriyama conta que se inspirou em Bruce Lee para a cena
Imagem: Reprodução

Atualmente, "Dragon Ball" tem continuidade com o anime "Dragon Ball Super", que no Brasil é transmitido pelo serviço de streaming Crunchyroll e tem episódios inéditos nas noites de sábado.