Topo

Switch: 5 motivos para comprar e para não comprar

Novo console da Nintendo, Switch chega hoje (3) nos EUA. Já é hora de comprar? - Divulgação/Nintendo
Novo console da Nintendo, Switch chega hoje (3) nos EUA. Já é hora de comprar? Imagem: Divulgação/Nintendo

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

03/03/2017 10h47

Finalmente o Switch está entre nós. O novo console da Nintendo chegou às lojas e se você ainda se sente meio perdido e não sabe direito o que fazer - afinal, comprar ou não comprar? - nós te ajudamos a decidir. O UOL Jogos levantou cinco motivos que mostram que o aparelho vale a pena e outros cinco pontos que você deve considerar antes de investir no novo console.

Agora não tem mais desculpa para indecisão na hora de comprar (ou não)! Veja abaixo:

Só no Switch você vai jogar a melhor versão do novo "Zelda”

Principal jogo do lançamento do Switch, o novo "Legend of Zelda" já é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos pela crítica especializada. Colecionando 10 como notas de análises, o game também está disponível para Wii U, mas verdade seja dita: o jogo está muito melhor no Switch, com cores mais vibrantes, texturas mais realistas e diversos outros detalhes que realmente fazem a diferença. "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" traz inúmeros aspectos inspirados em grandes RPGs de mundo aberto contemporâneos, mas ainda sem perder a sua magia original, mostrando claramente que este lançamento será um dos maiores motivos a se comprar o Switch.

É um console e também é um portátil!

O novo videogame é o melhor segundo console que você respeita. Isso porque mesmo sem chegar exatamente aos pés das especificações gráficas do PlayStation 4 ou Xbox One, sua portabilidade compensa as pequenas diferenças. Você pode jogar "Zelda" na sala de casa, no quarto se brigar com sua mãe e também na espera do dentista, com qualidade visual nunca antes vista em um aparelho portátil.

 Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê - todo lugar é lugar para jogar com o Switch - Divulgação - Divulgação
Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê - todo lugar é lugar para jogar com o Switch
Imagem: Divulgação

Multiplayer local em qualquer lugar

E por falar em portabilidade, o Switch e suas opções de multiplayer local permitem que você jogue com o seu próprio dentista ou com outros amigos fora de casa, em até oito pessoas numa partida em rede de “Splatoon 2”, por exemplo. Os Joy-Con podem ser usados um para cada jogador, tanto na TV quanto na telinha portátil, trazendo toda aquela boa nostalgia de reunir as pessoas em casa e perder amizades com “Mario Kart”.

Intuitivo para crianças

O sistema do Switch é incrivelmente intuitivo para crianças, fácil de configurar e de utilizar no dia a dia. Os minigames de "1,2, Switch!" e "Sniperclips" são voltados para crianças de todas as idades e seu visual colorido vai agradar os jogadores mais novinhos. Pensando na criançada, a Nintendo fez o Switch resistente a quedas e fabricou os cartuchos de games propositalmente com uma substância que os deixa com um gosto terrível, a fim de evitar que seu filho pequeno (ou cachorro!) mastigue seu “Splatoon”. Ah! Isso sem falar no controle parental que o console oferece via aplicativo de celular, que poderá restringir horário de uso, jogos e outros detalhes importantes - como a compra de jogos por download na loja digital eShop.

Exclusivos da Nintendo

“Arms”, “Snipperclips”, “1-2-Switch”, “Splatoon 2”, “Super Mario Odyssey”, “Super Bomberman R”... Assim como no foi no Wii U, o Switch promete ser um prato cheio de exclusivos para os 'nintendistas' se deliciarem. E para o futuro já são aguardados um novo "Fire Emblem" e o próximo "Xenoblade". É uma pena que o novo jogo do Mario vá demorar até o final do ano para chegar. Nós queremos experimentar logo aquele chapéu bizarro!

Comprar ou não comprar? Eis a questão - Reprodução - Reprodução
Comprar ou não comprar? Eis a questão
Imagem: Reprodução

Mas… Será que vale a pena mesmo? Pense bem! Veja cinco motivos para NÃO comprar:

Apressado come cru

Ah, os 'early adopters'! Gastam uma boa quantidade de dinheiro em aparelhos que mal chegaram ao mercado e não se consolidaram e muitas vezes batem com a cara na parede, tudo pelo desejo de ser um dos primeiros usuários. Sim, é provável que o Switch tenha uma carreira melhor do que a do Wii U, mas não custa esperar um pouco. Por enquanto, os maiores motivos para comprar o novo aparelho ainda são um pouco inconsistentes - a menos, é claro, que você tenha dinheiro e disposição para arcar com um console que pode não dar certo.

Falta de grandes produções

Ok, então no lançamento temos "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" e só. Por enquanto, isso é o que há de melhor no cardápio. Verdade seja dita: até o final do ano, o console vai receber "Splatoon 2" e "Super Mario Odyssey", mas por enquanto, o que há além de "Zelda" são jogos menores, voltados para demonstrar os recursos do aparelho. E não existe sinal de grandes lançamentos atuais da EA, Ubisoft, Square Enix ou outra produtora ganhando versões para Switch nos próximos meses. Por falar nisso…

Cadê os jogos das outras produtoras?

Diversas produtoras anunciaram que dariam apoio ao Wii U e depois desistiram ao ver como o console fracassou em vendas - sem falar na dificuldade para adaptar os jogos para o hardware 'diferentão' do console. Agora, todas estão apostando no Switch, mas será que as empresas vão manter sua palavra? E tem mais: enquanto a EA anunciou apenas um “FIFA” desenvolvido propriamente para o Switch, a Bethesda ainda sequer veio a público falar sobre que versão de “Skyrim” vai lançar para o novo console. Será um jogo igual ao do PS4 ou pior? Que medo é esse de falar?

Mario já deu tchau para o Brasil no começo de 2015 - Reprodução - Reprodução
Mario já deu tchau para o Brasil no começo de 2015
Imagem: Reprodução

Suporte no Brasil: zero

Desde que a Nintendo caiu fora do país em 2015, o público já entende que quando um jogo da companhia é lançado, o jeito é comprar no mercado cinza ou fazer 'gambiarras' para comprar na loja digital dos EUA ou do Canadá. Isso, ou aproveitar uma viagem ao exterior para comprar aquele game tão desejado. Não há sequer uma estimativa de quando o Switch será lançado no Brasil ou seu preço oficial - apesar disso, o console vem com o português como opção de idioma, recurso que já existe também no portátil 3DS.

Hardware apresentando problemas

Mas já, produção? Segundo relatos de donos de Switch, o Joy-Con esquerdo está apresentando problemas de sincronização. Mesmo com o sistema devidamente atualizado, aparentemente o defeito persiste e muitos jogadores estão reclamando que enquanto jogam, o controle dessincroniza do nada. A Nintendo já trabalha numa atualização de sistema para o console, que promete resolver esse problema… Esperamos.