Topo

Tocar a trilha de "Doom" ao contrário revela mensagem cristã

Recomeço da série, "Doom" renovou a franquia e foi um dos destaques de 2016 - Divulgação
Recomeço da série, "Doom" renovou a franquia e foi um dos destaques de 2016 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/03/2017 12h56

Durante a Game Developers Conference, evento que termina hoje (3) em San Francisco (EUA), o compositor das músicas de "Doom", Mick Gordon, revelou que a trilha sonora do game revela a mensagem "Jesus loves you" (ou "Jesus te ama") se escutada de trás para frente. Até pelo fato de ser uma atitude bastante específica, isso é algo que ainda não havia sido descoberto por ninguém. O áudio pode ser ouvido no site da revista PC Gamer.

Não é a primeira mensagem escondida na trilha sonora do jogo. Quando analisada em um espectrograma - que transforma as ondas sonoras em gráficos - a faixa "Cyberdemon" possui várias sequências de "666" e um pentagrama.

Escutar uma música ou um álbum ao contrário era prática comum nos anos 1970 e 1980, quando especialmente cristãos mais fundamentalistas procuravam mensagens satânicas para criticar discos, principalmente de rock. Algumas bandas, inclusive, escondiam mensagens em seus álbuns como maneira de brincar com quem os ouvissem ao contrário.

Confira a videoanálise de "Doom"

Start

"Doom" foi uma das surpresas de 2016. O game, lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One, marcou um reinício para a clássica franquia de games de tiro. O game foi um dos concorrentes na categoria "Jogo do Ano" do The Game Awards, considerado o Oscar dos videogames. Na ocasião, ele acabou sendo derrotado por "Overwatch".