Topo

Primeiras horas de "Mass Effect: Andromeda" não impressionam críticos

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 11h23

Previsto para a próxima terça (21), "Mass Effect: Andromeda" é o próximo grande jogo da aclamada série de RPGs de ficção científica da Bioware, e por isso vários críticos de sites especializados já tem acesso ao cópias para análise.

As impressões iniciais são, por enquanto... mistas, para dizer o mínimo.

John Walker, do site Rock, Paper, Shotgun, é de longe o mais negativo, criticando principalmente o que muitos consideram ser o ponto forte da Bioware: história e caracterização de personagens.

"Eu estou confuso" escreve. "O que eu espero da Bioware é um combate um pouco falho, mas roteiro e personagens esplêndidos. O que tenho visto até agora é um combate decente (mas nada além do que você espera de um jogo de tiro em terceira pessoa), e um dos piores roteiros. Não posso reforçar o quanto ele tem sido fraco."

Walker destaca principalmente o ritmo da história, os personagens genéricos e explorados de forma ruim, e as missões genéricas como pontos fracos.

Já no popular podcast americano Giant Bombcast, o redator Peter Brown do site GameSpot também não se mostrou particularmente impressionado com o início do jogo, mas sendo mais crítico às mecânicas de combate.

"De todas as coisas que esperava de um jogo da Bioware - o diálogo e tudo mais - está tudo OK, eu fico feliz em fazer isto o dia todo, mas são as mecânicas e os controles que não estão me engajando."

Brown nota, porém, que nunca teve muita familiaridade com a série, e que outros membros do site que já conhecem "Mass Effect" lhe disseram que as mecânicas são típicas da série.

A história principal também parece não tê-lo engajado muito, tentando não falar muito sobre os eventos em si.

"Há um momento central que acontece 20, 30 minutos no jogo que você meio que já espera e as repercussões daquilo são meio: 'OK, é isso que vai acontecer agora por causa disso, e siga a sua jornada' e não consolida a ameaça apresentada"

Nem todos tiveram impressões negativas, porém: Patricia Hernandez, do Kotaku americano, parece feliz com o game até agora, elogiando desde o sistema de combate e efeitos gráficos até as caracterizações de personagens.

"Ainda não conheci todos os personagens muito bem, mas o que vi até agora me deixou intrigada", relata. "A Turian mulher que conheci parece ainda mais 'badass' que o Garrus [companheiro central dos três primeiros 'Mass Effect'] (!). Conheci um Salarian racista. Conheci uma Asari bem... desinibida. Conheci pessoas que estão simplesmente tentando se virar nestas circunstâncias. Ninguém é chato. Até os personagens mais irritantes tem um motivo para ser tão babacas."

Por enquanto, UOL Jogos não teve acesso a uma cópia do jogo.

"Mass Effect: Andromeda" terá versões para PC, PS4 e Xbox One.