Topo

Ela criou "River Raid": conheça a primeira produtora de games do mundo

Pioneira dos games, Carol Shaw posa para foto com sua criação "River Raid" - Reprodução
Pioneira dos games, Carol Shaw posa para foto com sua criação "River Raid" Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

26/03/2017 09h51

Carol Shaw fez história no mundo dos games por dois motivos: além de ocupar o cargo de pioneira - sendo considerada a primeira mulher a trabalhar na área de games -, ela também criou um dos maiores sucessos para o Atari 2600, o jogo de avião "River Raid".

Nascida em 1955, formada em engenharia elétrica na Universidade da Califórnia e mestre em ciência da computação em Berkeley, Shaw desenvolveu seu fascínio por games desde sua adolescência.

Ainda jovem, ela frequentava locais no Vale do Silício, na Califórnia (sua terra natal) que possuíam arcades e, portanto, em sua lista de jogos favoritos estavam nomes famosos como "Computer Space", considerado o primeiro fliperama da história.

Carol teve uma carreira curta mas extremamente proveitosa no ramo de games, que durou de 1978 até meados de 1990. Na época, era extremamente raro ver uma mulher à frente de projetos em áreas que eram ainda dominadas por homens como ciências da computação e programação.

A desenvolvedora atuou em várias companhias de renome: Atari, Tandem Computers e Activision. Na primeira empresa, iniciou seus trabalhos em 1978 participando ativamente de "Polo", jogo não lançado de uma campanha de marketing para a grife Ralph Lauren, e "3-D Tic-Tac-Toe"; sendo ambos para o Atari 2600.

Mas sua verdadeira obra para o console viria posteriormente, ao entrar na Activision em 1982. Naquele mesmo ano, Shaw desenvolveu "River Raid", que foi um dos sucessos estrondosos da década de 1980 e considerado um dos melhores títulos criados para o Atari 2600.

Carol Shaw em 1984, segurando seus prêmios recebidos por "River Raid" - Reprodução - Reprodução
Carol Shaw em 1984, segurando seus prêmios recebidos por "River Raid"
Imagem: Reprodução

O game oferecia diversas funções inéditas em sua jogabilidade, como possibilidade de movimentação do avião em uma época na qual os jogos ofereciam apenas câmeras fixas. Não foi à toa que a criação de Carol recebeu diversos prêmios da indústria de games nos anos subsequentes ao seu lançamento.

Em 1984, a desenvolvedora saiu da Activision após finalizar "Happy Trails" e voltou a atuar na Tandem Computers, onde já havia trabalhado anteriormente - de 1980 a 1982, entre seu tempo de serviço nas duas empresas especializadas em games.

Posteriormente, em 1990, Shaw se aposentou antes do tempo comum de serviço graças ao estrondoso sucesso de "River Raid" e passou a fazer trabalho voluntário.

Quando questionada a respeito de gênero e como era tratada na época, Carol se relembra de alguns problemas que passou, mas disse ao site Polygon que: "Não discutíamos gênero ou idade. Nós só produzíamos jogos que achávamos que seriam divertidos."

 Atualmente com 62 anos, a pioneira vive na Califórnia ao lado de seu marido e, modesta, evita grandes destaques para seus feitos no passado.