Topo

Divertido, "Boruto" captura essência do "Naruto" original

Já vimos essa cena antes: desafio de Boruto será ter mesmo carisma do seu pai e conseguir agradar fãs "órfãos" - Reprodução
Já vimos essa cena antes: desafio de Boruto será ter mesmo carisma do seu pai e conseguir agradar fãs "órfãos" Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

05/04/2017 11h47

Será que ele vai além de ser o "filho do hokage"?

Não foram poucos os fãs de "Naruto" que se sentiram órfãos com o fim da fase "Shippuden" do anime, em março. Pouco tempo depois, houve a confirmação de que "Boruto", sequência direta dos eventos relatados em "Shippuden" e que enfatiza a história do filho Hinata e Naruto, não apenas seria transmitido via Crunchyroll, mas também seria exibido no Brasil.

O primeiro episódio da nova série foi ao ar na manhã desta quarta-feira (5) e a boa notícia é que, sim, "Boruto" captura boa parte da essência da primeira fase de "Naruto", considerada por muitos fãs como a melhor da obra.

Há, porém, algumas diferenças conceituais. Em primeiro lugar, a motivação do protagonista: enquanto Naruto se esforçava para chamar a atenção e ter sua existência e seu valor reconhecidos pelos habitantes da Vila da Folha, a rebeldia de Boruto se direciona quase que exclusivamente ao seu pai.

via GIPHY

Sim, após viver uma infância solitária, Naruto é capaz de cometer o inacreditável erro de ser um pai relapso.

Mais do que chamar a atenção do pai, em um primeiro momento Boruto direciona sua insatisfação aos ninjas como um todo. Se Naruto perseguia o sonho de, um dia, virar hokage, Boruto começa sua trajetória um pouco mais perdido no que diz respeito a suas motivações.

A história do anime começa com Boruto prestes a entrar na academia ninja. Ele tem como melhor amigo, ao menos nesse primeiro momento, o filho de Temari e Shikamaru, Shikadai Nara. As demais crianças de sua idade o enxergam como um garoto problemático - algo comprovado com sua tumultuada chegada ao primeiro dia de aula na academia.

Boruto também se mostra mais apto a ser um ninja do que seu pai era. Técnicas como o jutsu Clone das Sombras e uma habilidade ocular inédita - que parece ter a função de ver o chakra das pessoas similar ao que acontece com o Byakugan de sua mãe, Hinata, já despertaram no garoto. Da mesma maneira, a Vila Oculta da Folha mudou: muito mais moderna, ela segue o novo estilo artístico do anime e apresenta diversos cenários coloridos.

via GIPHY

Espaço para fillers?

"Boruto" caminha para ser um anime com certa independência em relação ao mangá - neste sentido, a única semelhança entre o primeiro capítulo e o volume inicial da versão impressa da obra é o começo do episódio, que mostra Boruto já crescido, enfrentando um inimigo chamado Kawaki em uma versão parcialmente destruída da Vila Oculta da Folha. Boruto parece ter um olho ferido e reafirma sua condição de ninja, uma mudança de postura em relação à sua infância.

via GIPHY

Apesar de ser uma história sobre o novo personagem, acabou fazendo falta um pouco de contextualização sobre o período de transição entre "Naruto" e "Boruto" e isso deixa algumas dúvidas. Por exemplo: como Naruto ocupou o posto de Kakashi e finalmente se tornou Hokage? Isso foi relatado no mangá "Naruto Gaiden", que também trata da origem de outros personagens, como Sarada Uchiha e Mitsuki.

Situações assim abrem espaço para aquele que foi o principal terror em "Naruto", espacialmente na fase "Shippuden": os fillers. O próprio buraco citado acima já deixa um belo espaço para uma narrativa paralela, assim como outras histórias contadas em "Gaiden". Por ter começado em um período de tempo anterior ao do mangá, é provável que a famigerada "encheção de linguiça" ainda demore para ocorrer no anime. Mas é quase certo que ela existirá.

Boruto - Reprodução - Reprodução
A aparição de uma versão mais crescida do filho de Naruto dá pistas sobre uma possível fase "Shippuden" de "Boruto"; a cicatriz no olho e o símbolo da vila riscado na bandana permitem a criação de teorias sobre o futuro da série
Imagem: Reprodução

No final das contas, vale a pena dar uma chance a Boruto. Ainda que o protagonista carregue um grande peso fora da tela - o de provar ser tão carismático quanto seu pai foi -, ele tem potencial para agradar.

Novos episódios do anime estarão disponíveis no Brasil às quartas-feiras pela manhã, por meio do serviço de streaming Crunchyroll. 

Veja a abertura de "Boruto"

Start