Topo

O último episódio de "Pokémon" deixou muita gente deprimida

Essa é uma das cenas mais tristes da história do anime de "Pokémon"; último episódio tratou da morte de personagens, algo bastante raro na animação - Reprodução
Essa é uma das cenas mais tristes da história do anime de "Pokémon"; último episódio tratou da morte de personagens, algo bastante raro na animação Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/04/2017 11h05

Apesar de, tradicionalmente, o anime de "Pokémon" contar com mais momentos animados do que tristes, determinadas passagens são lembradas justamente pela carga emocional capaz de deprimir a audiência. E foi justamente o que aconteceu no último episódio de "Pokémon Sun & Moon", transmitido ontem (6), que abordou um tema que, até então, era quase um tabu na série: a morte de um Pokémon.

Tudo começa no segundo episódio do especial de uma horado anime. Ele conta a história de Stoutland, um Pokémon que vive sob uma ponte, e seu amigo, Litten.

Desde o início, Stoutland parece estar doente, pois não para de tossir. Litten então vai procurar ajuda e encontra Ash batalhando contra a Equipe Rocket. Ele consegue chamar a atenção do protagonista do anime e o leva para ajudar Stoutland.

Ash carrega o Pokémon que, supostamente, está doente - detalhe, a ficha de Stoutland indica que ele pesa 61 kg - e o deixa em um Centro Pokémon para ser tratado.

A parte triste do episódio começa aí: a enfermeira Joy avisa Ash que Stoutland não está doente ou machucado. Em seguida, ela deixa no ar que, apesar disso, há algo sério acontecendo.

Sim, Stoutland estava, simplesmente, morrendo.

Depois disso, há uma série de passagens dramáticas, incluindo Litten "se despedindo" do amigo, folhas caindo de árvores e Litten indo até onde Stoutland morava e não o encontrando e o pequeno Pokémon passando por uma fase de luto, mesmo com Ash e os demais Pokémon tentando animá-lo.

A situação melhora quando Litten vê uma formação de nuvens que lembra as formas de Stoutland. Conforme a tempestade que caía sobre o local passa, Litten se anima aos poucos e acaba se juntando a Ash em sua jornada. 

A reação do público

Como é de se esperar, muita gente se emocionou com o episódio. Teve quem chorou...

E também quem entrou em estado de negação com o que estava vendo.

E quem se revoltou com o destino de Stoutland.

Outros buscaram significados mais sensíveis para algumas das cenas do episódio.

E, claro, não poderiam faltar memes sobre o tema.

Houve um consenso, porém, que a sutileza da abordagem de um tema mais sério foi um acerto do anime.

Ainda assim, a mensagem é clara: os Pokémon podem morrer. Resta ver como isso pode afetar o futuro do anime. "Pokémon Sun&Moon" tem novos episódios às quartas-feiras.