Topo

Melhor jogo de "Dragon Ball" dos últimos tempos é de graça e feito por fãs

"Hyper Dragon Ball Z" tem no visual um dos seus grandes trunfos; por ora, apenas nove lutadores estão disponíveis, mas lista será ampliada futuramente - Reprodução
"Hyper Dragon Ball Z" tem no visual um dos seus grandes trunfos; por ora, apenas nove lutadores estão disponíveis, mas lista será ampliada futuramente Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/04/2017 10h00

Desde o início dos anos 2000 os games de "Dragon Ball" migraram aos poucos rumo à jogabilidade 3D, inicialmente de maneira ainda tímida com a série "Budokai" e, depois, de forma mais ampla, com os "Budokai Tenkaichi". Se, por um lado, essa mudança deixava os jogos mais próximos daquilo que se vê no anime, por outro alguns fãs sentiam falta de uma experiência mais parecida com "Dragon Ball Z: Hyper Dimension", jogo de luta em 2D lançado para Super Nintendo em 1996.

E é aí que entra "Hyper Dragon Ball Z". Trata-se de um game de luta em 2D para PC, baseado na engine Mugen e com uma jogabilidade bastante apurada. Feito por uma equipe de fãs chamada Team Z2, o jogo está em produção há cerca de três anos e o melhor: pode ser jogado gratuitamente.

Veja trailer de "Hyper Dragon Ball Z"

Start

Atualmente, "Hyper Dragon Ball Z" possui apenas nove personagens: Goku, Goku Super Saiyajin, Vegeta, Majin Vegeta, Piccolo, Gohan, Freeza e Mr. Satan. A equipe afirma que, em breve, deverá incluir Andróide N.º 18, Kuririn, Super Boo, Gotenks e Tenshinhan.

Hyper Dragon Ball Z - Reprodução - Reprodução
Lista de lutadores ainda é limitada, mas tem alguns dos principais personagens de "Dragon Ball Z"
Imagem: Reprodução

Se o atual plantel não empolga, a jogabilidade compensa: mesmo sendo um game não-oficial, o sistema de combate é bastante interessante e ágil. Há golpes especiais e supergolpes, combos aéreos e uma série de detalhes que tendem a recompensar jogadores mais criativos.

O visual dos lutadores, com "bonecos" grandes e detalhados, também agrada, assim como efeitos durante os golpes. Nessa mesma linha, cenários e sons funcionam bem e chegam a usar falas originais dos personagens.

Hyper Dragon Ball Z - Reprodução - Reprodução
Personagens e cenários são bem detalhados e arte do jogo é bem caprichada; produção levou cerca de três anos
Imagem: Reprodução

Apesar do nível de detalhes, o jogo não exige nenhum computador potente para ser jogado. Quem quiser se aventurar em "Hyper Dragon Ball Z" pode baixar o game aqui (o download é de cerca de 500 MB). É possível jogar no teclado, mas um controle é altamente recomendado. Se for um arcade, então, a diversão é garantida.