Topo

Troféu do Sonic: o dia em que Ayrton Senna fez a melhor 1ª volta da F1

Após uma performance esmagadora, Senna pode levar um troféu em forma de Sonic para casa após o GP da Europa de 1993 - Reprodução
Após uma performance esmagadora, Senna pode levar um troféu em forma de Sonic para casa após o GP da Europa de 1993 Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

12/04/2017 15h43

Em 11 de abril de 1993 - ou seja, há 24 anos -, o brasileiro Ayrton Senna teve uma de suas performances mais memoráveis. E, mais do que isso: na memória dos brasileiros, aquela corrida também ficou marcada com um lado bastante gamer: o troféu dado ao vencedor tinha as formas de Sonic.

Isso ocorreu porque, em 1993, a Sega estava expandindo suas ações de marketing e resolveu participar da Fórmula 1. Afinal, nada mais justo que o garoto propaganda da empresa, o velocíssimo Sonic, fosse associado à categoria mais rápida do automobilismo, não é mesmo?

Williams - patrocínio Sega - Reprodução - Reprodução
Durante a primeira corrida da temporada, na África do Sul, Sonic já aparecia ao lado dos pilotos da Williams
Imagem: Reprodução

A empresa então decidiu patrocinar a Williams no período, estampando Sonic no carro, o imbatível FW15, e também nos capacetes da dupla de pilotos, o inglês Damon Hill e o tricampeão francês Alain Prost. Diversas ações de marketing criavam situações curiosas, como os pilotos sendo fotografados do lado de uma pessoa vestida de Sonic - e os próprios atletas faziam um "cosplay" nessas fotos, afinal o macacão da equipe era azul e bastava somente colocar uma sapatilha vermelha e luvas brancas para ficar igual ao mascote.

Chegamos então à terceira temporada do Mundial de 1993, o GP da Europa, disputado em Donington Park, na Inglaterra. Com um clima típico do início de primavera inglesa, o final de semana de corrida alternou momentos de pista seca e chuva, o que serviu de palco para Ayrton Senna esmagar a concorrência com uma de suas melhores performances da carreira (como veremos adiante).

Sonic na Fórmula 1 - Reprodução - Reprodução
Imagine só ser um piloto de Fórmula 1 e ainda receber conselhos do veloz Sonic. Não poderia dar errado, tanto que a Williams esmagou a concorrência na temporada de 1993
Imagem: Reprodução

Esse GP também foi especial para a Sega: a empresa patrocinou a corrida, espalhando material visual por todo o autódromo. O nome oficial do GP foi "XXXVIII Sega European Grand Prix".

Formula 1 - GP da Europa 1993 - Reprodução - Reprodução
A Sega foi a principal patrocinadora do GP da Europa de 1993 e isso ficou claro devido a vários materiais visuais espalhados pelo circuito de Donington Park
Imagem: Reprodução

Mesmo tendo vencido o campeonato de construtores e o de pilotos, com Alain Prost, a parceria entre Sega e Williams não foi renovada para 1994, um ano trágico para a equipe inglesa e para os torcedores brasileiros, afinal, Senna, recém-transferido para a equipe, acabou falecendo em um acidente na terceira etapa do campeonato, em San Marino.

Como foi a corrida?

Apesar do resultado, com Senna vencendo com uma margem de diferença de mais de um minuto para o segundo colocado, Damon Hill - poderia ter sido Rubens Barrichello, que precisou abandonar por falta de combustível quando restavam poucas voltas para o fim -, o final de semana não parecia nada para o astro brasileiro.

O ano em si já era complicado: a Williams, tida como um carro "de outro mundo" pelo brasileiro, dominava ainda mais as ações na temporada. Por mais que a McLaren do piloto não fosse um carro necessariamente ruim, a disputa geralmente ocorria para saber quem chegaria em terceiro. Ainda assim, largando em quarto no autódromo de Donington Park, Senna resolveu partir para cima. 

Veja como foi a volta "mágica" de Ayrton Senna

Start

O que se viu dali em diante foi aquela que é considerada a melhor primeira volta da Fórmula 1. Apesar de cair para quinto na largada, o piloto recuperou a posição ao ultrapassar Michael Schumacher, depois ultrapassou Karl Wendlinger, Damon Hill e, por fim, Alain Prost, fechando a primeira volta em primeiro. A corrida prosseguiu com as Williams no encalço de Senna e, após mudanças sucessivas de clima, ele só abriu vantagem quando decidiu ficar com pneus de pista seca mesmo após mais uma pancada de chuva cair no circuito inglês. 

Senna ainda venceria mais três corridas naquele ano, em Mônaco, no Japão e na Austrália. Mas a corrida em Donington foi a última grande exibição daquele que é considerado, por muitos, o maior piloto de todos os tempos.