Topo

"Foi um desastre", diz criador de "Fable" sobre o Kinect

Mostrado como uma grande revolução dos games, o Kinect acabou sendo deixado de lado pouco a pouco - Reprodução
Mostrado como uma grande revolução dos games, o Kinect acabou sendo deixado de lado pouco a pouco Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2017 11h28

Para desenvolvedor, acessório prometeu muito e entregou pouco

O criador da série Fable, Peter Molyneux, teceu diversas críticas sobre o Kinect durante uma entrevista dada ao site norte-americano IGN. Para ele, a primeira versão do aparelho, lançada para Xbox 360, prometia muito, mas entregou pouco.

"Foi um desastre. Ele começou como um aparelho que poderia fazer de tudo por conta própria. Ele não exigia muito poder de processamento, tinha um campo de visão capaz de cobrir uma sala inteira e poderia identificar sons de diversas fontes diferentes".

De acordo com Molyneux, porém, o que foi visto no produto final ficou muito aquém das promessas. "No fim, ele não foi nada disso. Ele exigia que o jogador se posicionasse em um espaço muito limitado. O que foi entregue ficou muito distante do que havia sido prometido".

Molyneux chegou a desenvolver um game voltado para o uso com o acessório, "Fable: The Journey". Esse foi o último trabalho do desenvolvedor na Lionhead Studios. Alguns anos depois, o estúdio acabou sendo fechado pela Microsoft, que também cancelou "Fable Legends".

Já o Kinect ganhou uma versão aprimorada no Xbox One. Ainda assim, o acessório acabou sendo deixado cada vez mais de lado pela Microsoft e virou uma espécie de controle remoto de luxo para o aparelho. Tanto é que, hoje, é raro encontrar games que explorem suas funções.