Topo

Games podem ser vendidos como seriados? Para o chefão do Xbox, sim

Na sua terceira temporada, "The Walking Dead" da Telltale Games é um modelo de sucesso de jogos episódicos - Reprodução
Na sua terceira temporada, "The Walking Dead" da Telltale Games é um modelo de sucesso de jogos episódicos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/04/2017 13h09

Para executivo, serviços como o Xbox Game Pass pode ser a chave para sobrevivência de jogos narrativos

Nos últimos anos, a indústria de games passou a adotar modelos diferentes para arrecadar dinheiro, focando-se em experiências multiplayer online e com sistemas como microtransações. Por isso, experiências com mais ênfase na narrativa e criadas para um jogador estão começando a ser deixadas de lado por grandes produtoras. 

De acordo com o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, este é problema real, e acredita que serviços de aluguel como o Xbox Game Pass podem ser a chance de manter estes games relevantes ao público.

"Temos que entender de que se gostamos destes jogos, a oportunidade de mercado deve estar lá para eles", declarou. "Eu adoro jogos narrativos. Acabei de terminar 'Thimbleweed Park', e achei fantástico. 'Inside' foi provavelmente meu game favorito do ano passado. Como uma indústria, quero garantir que tanto jogos singleplayer com ênfase na narrativa e jogos como serviço tenham oportunidade para dar certo. Acho que isso é crítico para nós."

Spencer chegou a comentar os modelos de assinatura para canais e serviços de streaming como a HBO e a Netflix, e acredita que é possível criar algo similar com videogames.

"Eu vi coisas como a Netflix e HBO, onde grandes conceitos foram criados por ter um serviço de assinatura", disse. "Shannon Loftis [gerente geral de publishing global da Microsoft] e eu estamos pensando em, bom, será que é possível colocar jogos narrativos no modelo de negócios do Xbox Game Pass porque você tem uma assinatura? Significaria que você não teria que entregar um jogo inteiro em um mês: você poderia desenvolver e entregar jogos de tempos em tempos."

Jogos episódicos já são comuns no mercado atual, principalmente com os adventures da Telltale Games como "The Walking Dead", "Tales from the Borderlands" e mais recentemente "Os Guardiões da Galáxia", além de jogos aclamados como "Hitman" e "Life is Strange".

O Xbox Game Pass será lançado no segundo semestre de 2017 no Brasil.