Topo

Veja como Ronaldo Fenômeno inspirou "Novo Lobo Solitário"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 15h31

Um dos mangás mais famosos do mundo, "Lobo Solitário" recebeu uma continuação em 2004, muitos anos depois de sua publicação original. E, quem diria, uma das inspirações para o retorno de Kazuo Koike ao tempo dos samurais foi o atacante brasileiro Ronaldo. É o que conta o próprio mangaká no posfácio do primeiro volume de "Novo Lobo Solitário", que chegou neste mês ao Brasil.

O ano era 2002 e Koike estava deprimido com a morte de Goseki Kojima, desenhista com quem produziu o "Lobo Solitário" original. "A idéia de nunca mais poder escrever histórias de época com ele me afundou nas profundezas da escuridão", conta o autor.

"Me sentia envolto em letargia quando alguém me despertou subitamente. Eram pessoas comentando que Ronaldo, um jogador de futebol brasileiro, estava imitando o corte de cabelo de Daigoro. Então percebi que havia uma multidão ainda maior indagando 'o que aconteceu com Daigoro, depois de tudo?'".

O interesse do público japonês por "Lobo Solitário" estava em alta, com uma nova adaptação para TV saindo por lá naquele ano e Koike foi procurado pela mídia, deu entrevistas e percebeu que "a época estava clamando por 'Lobo Solitário' de novo".

Ronaldo Copa 2002 - Reprodução - Reprodução
No Japão, os fãs de "Lobo Solitário" acharam o visual de Ronaldo na Copa de 2002 parecido com o de Daigoro...
Imagem: Reprodução

Lobo Solitário - Reprodução - Reprodução
... e os comentários fizeram o autor do mangá perceber que muitos ainda se interessavam por "Lobo Solitário", mesmo tantas décadas depois da publicação original.
Imagem: Reprodução

Novo Lobo Solitário

A nova obra acompanha as aventuras do menino Daigoro, filho de Itto Ogami, após os eventos do mangá original. A aventura começa exatamente no final do primeiro "Lobo Solitário", coisa rara em quadrinhos de qualquer tipo, e é escrita por Koike e desenhada por Hideki Mori, cujo traço é muito parecido com o do desenhista original, Goseki Kojima.

Como forma de lembrar o legado de Kojima, as edições de "Novo Lobo Solitário" trazem na capa os créditos: "Arte original: Goseki Kojima".

Sucesso internacional

"Lobo Solitário" é um best seller que vendeu 8,3 milhões de exemplares no Japão. Lançado em outros países, inclusive no Brasil, já vendeu cerca de 11,8 milhões de cópias internacionalmente. A série foi publicada originalmente entre 1970 e 1976, em 142 capítulos.

A obra ganhou adaptações para TV e cinema, inclusive sendo a base para o filme "Estrada para a Perdição" (2002), com Tom Hanks, Paul Newman e Jude Law. Nos EUA, "Lobo Solitário" ganhou capas ilustradas por Frank Miller e recebeu os prêmios Comic Industry Award e Harvey Award.

Tanto "Lobo Solitário" quanto "Novo Lobo Solitário" são publicados no Brasil, em formato tanko, pela editora Panini.