Topo

Amálgama: você sabia que DC e Marvel já estiveram do mesmo lado?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 04h00

Conheça a história da Amalgam Comics

DC Comics e Marvel são, sem dúvida, a maior rivalidade do mundo dos quadrinhos: as duas editoras possuem os principais heróis e vilões e disputam a atenção dos fãs nos gibis, na TV e no cinema.

Mas nem sempre foi assim: 21 anos atrás, as empresas se uniram para criar o universo Amálgama, uma série de revistas lançadas pelo selo Amalgam Comics. A ideia era simples e genial: misturar os principais personagens de cada lado, como Batman e Wolverine, por exemplo, viraram o Garra das Trevas. Superman e Capitão América juntos eram o Super Soldado, e assim por diante.

Mundos colidem

Tudo começou com uma outra investida conjunta das editoras, a saga "DC versus Marvel: Conflito do Século", que colocou os heróis mais populares de cada lado numa luta pela sobrevivência do seu universo, mas deixou a decisão de alguns dos principais embates nas mãos dos leitores, que votaram no resultado dos confrontos escritos por Ron Marz e Peter David, com arte de Dan Jurgens e Claudio Castellini.

DC versus Marvel - Reprodução - Reprodução
Quem venceria? Thor ou Superman? Lanterna Verde ou Homem de Ferro? Aquaman ou Namor? Algumas lutas foram decididas com base na popularidade, através dos votos dos leitores.... e a Marvel levou a melhor na maioria das vezes.
Imagem: Reprodução

A Marvel recebeu mais votos e até hoje as lutas entre Wolverine e Lobo e Mulher Maravilha contra Tempestade causam discussão entre os fãs veteranos dos quadrinhos. Mas o que eles não esperavam era que "Conflito do Século" virasse uma saga maior, com a fusão dos personagens e o nascimento do universo Amálgama.

Um 'crossover' inesquecível

Nas páginas dos quadrinhos os universos DC e Marvel se fundiram para continuar existindo. O resultado da mistura foi todo um novo mundo de heróis e vilões fantasiados, que angariou seus próprios fãs.

Dark Claw - Reprodução - Reprodução
Fusão de Batman e Wolverine, o Garra das Trevas é o herói mais popular de "Amálgama". Seu inimigo é Hiena, a mortífera união do Coringa com Dentes de Sabre.
Imagem: Reprodução
Grupos populares como os X-Men (eram os anos 1990, é bom lembrar) e a Liga da Justiça se uniram no LJX. Superboy e Homem-Aranha viraram o Spiderboy e Bruce Wayne virou um agente da S.H.I.E.L.D. por uns tempos.

O mesmo aconteceu com os vilões: Thanoseid unificou os dois titãs cósmicos, Darkseid e Thanos, em uma só entidade. Doctor Doomsday juntou o Dr. Destino e o monstrengo Apocalypse em uma criatura bizarra e poderosa (em inglês, o inimigo do Quarteto Fantástico se chama Dr. Doom e o nome do vilão que matou o Superman é Doomsday).

Além de unir personagens populares, a série apostava no segundo escalão, com personagens como Sparrow, fusão de Robin e Jubileu, por exemplo, ou a hilária mistura de Lobo e Howard, o Pato - "Lobo, the Duck" juntou os dois personagens mais desbocados e improváveis de ambos as editoras em aventuras bem distantes dos acontecimentos principais do universo Amálgama.

Lobo, the Duck - Reprodução - Reprodução
O brutamontes Lobo foi combinado com Howard, o Pato. Se a saga tivesse sido criada hoje, talvez a fusão fosse com Deadpool.
Imagem: Reprodução
O selo também brincava com a combinação dos "backgrounds" de cada herói: a identidade secreta do Lanterna de Ferro é Hall Stark, milionário que sofre um acidente e é ferido mortalmente após encontrar uma nave alienígena. Para sobreviver, ele constrói uma armadura e usa uma misteriosa bateria energética tirada da nave.

Uma das características que fizeram o universo Amálgama tão marcante é que o projeto era tratado como uma editora de verdade, que estava no mercado desde a era de ouro das HQs, com direito a "reboots", como a "Crise Secreta da Hora Infinita", uma referência aos arcos "Guerras Secretas", "Crise Infinita" e "Zero Hora", eventos que marcaram grandes reestruturações dos universos Marvel e DC.

As capas das revistas homenageavam capas clássicas das HQs originais. Uma das artes do Super Soldado, por exemplo, reproduzia a capa de "crise nas Infinitas Terras" onde Superman carregava o corpo da Supergirl, mas com o corpo de sua ajudante, American Girl.

Onde ler

As primeiras revistas da Amalgam Comics foram publicadas nos EUA em 1996, metade pela DC e metade pela Marvel. O sucesso da série foi tanto que as editoras voltaram a visitar esse universo em 1997, com uma nova leva de HQs do selo e, depois, nas séries "DC/Marvel: All Access" e "Unlimited Access".

Amálgama - Reprodução - Reprodução
Quem sabe DC e Marvel não colocam as diferenças de lado mais uma vez e revisitam o universo Amálgama?
Imagem: Reprodução

No Brasil, "Amálgama" foi publicado pela editora Abril Jovem em 1997, como uma mini-série dividida em 4 edições, com 84 páginas cada, no antigo "formatinho".

Encontrar as publicações originais hoje não é tarefa fácil e vai exigir muito garimpo na internet e em sebos. Apesar dos vários encadernados de sagas clássicas da DC e da Marvel publicados no Brasil, não há um relançamento de "Amálgama" disponível nas lojas especializadas e nem em formato digital nos apps da DC, Marvel ou Comixology.