Topo

Por que o "Resident Evil" recém-lançado no PS4 é o 'patinho feio' da série?

Os irmãos Claire e Chris Redfield devem enfrentar uma nova ameaça biológica em "CODE: Veronica" - Divulgação/Capcom
Os irmãos Claire e Chris Redfield devem enfrentar uma nova ameaça biológica em "CODE: Veronica" Imagem: Divulgação/Capcom

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 04h00

"Resident Evil - CODE: Veronica" é um game feito nos mesmos moldes dos clássicos que deram origem à série, tem antagonistas e cenários incrivelmente memoráveis, além de belos gráficos 3D. Mas é ignorado por muitos - inclusive por gente que ama seus predecessores.

Por quê?

Lançado originalmente para o Dreamcast em 2000, o game já passou por diversas outras plataformas ao longo dos anos. Na última terça-feira (9), "CODE: Veronica X", que tem extras em relação ao original, ganhou nova versão para o PlayStation 4.

O título reconta as desventuras de Claire Redfield em busca de seu irmão Chris. Capturada em uma instalação da Umbrella em Paris, ela acaba sendo levada para a Ilha Rockfort, onde encontra mais uma perigosa trama com armas biológicas que ameaçam a paz do mundo todo.

Confira "CODE: Veronica X" em ação

Start

Ao invés de cenários pré-renderizados como os dos primeiros "Resident Evil", os cenários de "CODE: Veronica" são tridimensionais. Isto dá mais versatilidade à câmera do jogo, que se movimenta e dá zoom em momentos dramáticos de maneira dinâmica. Fora isso, porém, o game funciona de maneira muito parecida com os clássicos do PS1.

Mas ele não é um clássico do PS1.

Quando chegou às lojas pela primeira vez, "CODE: Veronica" era exclusivo para uma plataforma morta. O Dreamcast parou de ser produzido menos de um ano após a estreia do game. Por melhor que o jogo fosse, ele tinha passado longe do PlayStation original - o console que fez dos três primeiros capítulos da série enormes sucessos.

Mais tarde, a Capcom levaria "CODE: Veronica" para outras plataformas, como o PlayStation 2 e o GameCube - mas o estigma de 'capítulo ignorado' da série já estava selado.

Há quem diga que os quebra-cabeças do jogo não são tão engenhosos quanto os de "Resident Evil 2", e que o enfrentamento com Tyrant no avião seja cruel demais. Mas nenhuma das críticas muda o fato de que "CODE: Veronica" é um "Resident Evil" do jeitinho antigo que muita gente nunca jogou. Agora que está disponível também no PlayStation 4, ele merece sua atenção.