Topo

O Policial do Futuro: Dubai coloca em ação primeiro guarda robô do mundo

O Robocop de Dubai - Reprodução
O Robocop de Dubai Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/05/2017 15h52

Colocando nossa realidade cada vez mais próxima ao mundo distópico de "Robocop", os Emirados Árabes Unidos agora tem o primeiro policial robô do mundo, patrulhando as ruas de Dubai a partir de hoje (25).

Revelado durante a GISEC (Gulf Information Security Expo and Conference), feira que aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, a máquina - logicamente chamada de Robocop - tem 1,70 e aproximadamente 100 quilos.

"Nosso objetivo é ajudar as pessoas nas ruas e nos shoppings; o Robocop é a última adição inteligente ao nosso departamento e ele foi desenhado para nos ajudar a combater o crime, deixar a cidade segura e elevar a felicidade do povo", disse Khalid Nasser Al Razzouqi, diretor de serviços inteligentes da polícia de Dubai. "O lançamento do primeiro robô policial do mundo significa uma grande marca para os Emirados e é um passo a mais para realizar a objetivo de Dubai ser líder global em tecnologias inteligentes para a cidade."

Os planos do governo é de que, até 2030, 25% da força policial dos Emirados Árabes sejam compostas por estes oficiais eletrônicos.

Por enquanto, pelo menos, não há planos de juntar a carcaça do robô com a de um policial torturado brutalmente por uma gangue criminosa.