Topo

"Dragon Ball": por que mais ninguém vira Super Saiyajin 3 ou 4 na série?

Apesar de ser a transformação mais forte ao final de "Dragon Ball Z", alto consumo de energia torna o Super Saiyajin 3 inviável para lutas longas - Reprodução
Apesar de ser a transformação mais forte ao final de "Dragon Ball Z", alto consumo de energia torna o Super Saiyajin 3 inviável para lutas longas
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

29/05/2017 04h00

"Dragon Ball Super" segue a todo vapor rumo ao Torneio do Poder, o que deve ocorrer daqui a alguns episódios - segundo a contagem da série, faltam cerca de quatro horas para o início do torneio, mas quem lembra dos "cinco minutos para a destruição de Namekusei" sabe bem que o tempo costuma correr diferente na série nessas situações. Se há uma certeza para essa disputa é que Goku e Vegeta não utilizarão transformações em Super Saiyajin 3 (no caso do primeiro) e 4 durante o torneio - apesar de descendente de saiyajin, Gohan não entraria nessa conta.

Goku SSJ4 - Reprodução - Reprodução
Transformação exclusiva de "Dragon Ball GT", o Super Saiyajin 4 teve o mesmo destino do restante da trama deste anime: acabou sendo completamente esquecida em "Super"
Imagem: Reprodução

Há mais de uma razão para tal, mas no caso do Super Saiyajin 4 a resposta é mais simples: a transformação foi exclusiva de "Dragon Ball GT" e como essa série nunca fez parte o cânone de "Dragon Ball", "Dragon Ball Super" simplesmente a ignora. Ou seja: tudo que rolou em "GT", em "GT" - e só lá - ficará.

Já a situação do Super Saiyajin 3 é um pouco mais complexa. É verdade que Goku já usou essa transformação em "Super", na luta contra Beerus e quando testava o poder do Trunks do futuro na batalha contra Black e Zamasu; Gotenks, por sua vez, fez a transformação para lutar contra a cópia de Vegeta. Entender os motivos para essa forma não ser utilizada mais frequentemente envolve voltarmos a "Dragon Ball Z", mais exatamente para a saga de Majin Boo.

Goku obteve a transformação enquanto estava morto e sua primeira demonstração no anime aconteceu quando ele encontrou Majin Boo (ainda em sua forma original) e Babidi. Como forma de ganhar tempo para que Trunks recuperasse o radar do dragão, ele resolveu medir forças com o vilão. Ao se transformar em Super Saiyajin 3, porém, ele é avisado pelo Senhor Kaio de que isso faria com que o seu tempo na Terra fosse reduzido.

A razão para tal é que, além de Goku não dominar completamente sua nova forma, ela consumia muita energia do usuário.

Goku SSJ 3 vs Beerus - Reprodução - Reprodução
Uma das raras vezes que Goku usou o Super Saiyajin 3 em "Super" foi na luta contra Beerus durante o filme "A Batalha dos Deuses", que acabou sendo incorporado à história da atual fase do anime
Imagem: Reprodução

O mesmo ocorreu com Gotenks quando enfrentou Super Boo. Mesmo ganhando vantagem ao usar o Super Saiyajin 3, a fusão entre Goten e Trunks acabou sendo abreviada pela transformação. No anime, Goku voltaria a utilizá-la na luta contra Kid Boo, porém não conseguiu manter a por muito tempo. Novamente, o problema se mostrou o mesmo: o consumo de ki. Ainda assim, essa transformação se manteve como a mais poderosa até o final de "Dragon Ball Z" - as fusões não entram nessa conta, afinal exigem duas pessoas.

E em "Super"?

Como dito anteriormente, Goku já usou essa transformação em "Dragon Ball Super". Há de se considerar, porém, que foi em uma espécie de treino e por um tempo reduzido. Em uma luta "para valer" e por um longo período de tempo, o Super Saiyajin 3 se mostra inviável. 

Isso ficou ainda mais latente quando Goku e Vegeta obtiveram a forma de Super Saiyajin Blue. Mais poderosa do que todas as transformações até então, ela tem a vantagem de ser estável, podendo ser mantida por longos períodos e permitindo ao usuário controlar completamente sua força - caso contrário, Kuririn, Androide N.º 17 e Gohan, que enfrentaram Goku nessa versão, dificilmente conseguiriam manter uma luta com o saiyajin nessa forma.

Goku Super Saiyajin Blue - Reprodução - Reprodução
No caso de Goku, o Super Saiyajin 3 acabou sendo completamente deixado de lado após o personagem obter a transformação em Super Saiyajin Blue; nesta forma, além de mais poderosa, o consumo de energia é muito menor, o que a torna bem mais eficiente
Imagem: Reprodução

Apesar de deixar Goku com um visual bastante diferente e ser uma  das transformações preferidas dos fãs, o Super Saiyajin 3 dificilmente voltará a ser utilizado para lutas sérias em "Dragon Ball Super". A tendência é que o visto até o momento - Goku indo de sua forma base, passando pelo Super Saiyajin convencional ou o Super Saiyajin 2 e já indo para o Super Saiyajin Blue persista. Gostem os fãs ou não, essa seria a solução mais coerente.

"Dragon Ball Super" tem novos episódios aos domingos pela manhã no Japão, que são transmitidos no Brasil pelo Crunchyroll, nas madrugadas de sábado.