Topo

Lenda de "Street Fighter" elege seus maiores adversários: álcool e peso

Daigo Umehara já inspirou medo em seus rivais, mas passa por um declínio nos últimos anos e planeja se reinventar no cenário competitivo do game - Divulgação
Daigo Umehara já inspirou medo em seus rivais, mas passa por um declínio nos últimos anos e planeja se reinventar no cenário competitivo do game Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 10h52

O que você faria de tivesse que enfrentar Daigo Umehara em um campeonato de "Street Fighter V"?

Há alguns anos, essa possibilidade ligaria o sinal de alerta junto a qualquer jogador profissional de games da série. Afinal, falamos aqui daquele que ganhou o apelido de "A Besta" e que também foi responsável por jogadas incríveis como a sequência de parries em "Street Fighter III: 3rd Strike" durante o campeonato Evolution de 2004.

Daigo ganhou fama após fazer "milagre" na EVO de 2014

Start

De uns anos para cá, porém, Daigo foi da categoria de "competidor fantástico" para a de "bom jogador". Chegar em posições intermediárias em torneios de alto nível poderia ser um feito e tanto para a grande maioria dos jogadores do game, mas para aquele que já foi o "melhor Ryu do mundo", isso parece muito pouco.

Foi justamente o que aconteceu durante o Eleague, campeonato realizado na última semana e vencido pelo norte-americano "Victor "Punk" Woodley": derrotado por Yusuke Momochi, ele terminou em sétimo. Após a partida, Daigo desabafou no Twitter:

Na mensagem, ele diz que apesar de estar mais confiante com o seu jogo, isso por si só não tem rendido resultados e que há algo de "diferente" em jogadores como Momochi. De acordo com Daigo, seu desempenho tem sido pior por ele ter adotado "um estilo de vida mais relaxado", o que afeta seu estilo de jogo "onde mais importa". Em seguida, ele cita dois outros jogadores, dizendo que precisa "parar de beber como o sempre rígido Jyobin" e "emagrecer juntamente com o Fuudo".

Apesar de a parte relativa ao álcool dar a entender que Daigo possa enfrentar algum problema com alcoolismo, o caso parece ser apenas o de juntar um cotidiano mais regrado com uma rotina de treinos mais intensa. 

Posteriormente, Daigo - que completou 36 anos recentemente - disse ter cogitado estar "muito velho" para atuar como jogador profissional. Na própria mensagem, ele descarta essa possibilidade, mas afirma que precisará de "uma dose de esforço" para voltar a brilhar. 

Fato é que, desde o início deste ano, Daigo tenta se reinventar para voltar a ser relevante no cenário de "Street Fighter".  O primeiro passo neste sentido foi ele deixar de lado o personagem Ryu e passar a adotar Guile como seu lutador. A escolha surpreendeu a comunidade do jogo, uma vez que os personagens têm estilo de jogo e comandos bastante distintos. 

Veja como Daigo luta usando Guile

Start

De qualquer maneira, um bom momento para sabermos se o novo regime de treinamentos de Daigo rendeu resultados ou não será durante o Evolution deste ano, que ocorrerá em Las Vegas (EUA) entre 14 e 16 de julho. Será que teremos "A Besta" de volta à boa forma?