Topo

Por que "Castlevania" vai ganhar série no Netflix, mas não jogos novos?

Divulgação/Konami
Imagem: Divulgação/Konami

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

30/05/2017 12h23

Pode parecer estranho... e é: "Castlevania" vai ganhar um anime no Netflix, os fãs estão muito contentes com a novidade, mas não há sinal de um game novo da franquia.

Desde "Castlevania: Lords of Shadow 2" em 2014, a Konami não demonstrou nenhum interesse em dar prosseguimento à franquia. Normalmente, o anúncio de um anime viria acompanhado da revelação de um novo jogo, que aproveitaria as discussões sobre o desenho para ganhar visibilidade - mas a produtora japonesa continuou em silêncio.

Em uníssono, fãs de clássicos como "Super Castlevania IV" e "Symphony of the Night" e de games mais recentes da franquia, como "Order of Ecclesia" e a própria linha "Lords of Shadow", se perguntam: por que?

Castlevania: The Adventure ReBirth - Reprodução/Konami - Reprodução/Konami
De 2009, o exclusivo de Wii "The Adventure ReBirth" foi o último "Castlevania" nos moldes clássicos da série
Imagem: Reprodução/Konami

O primeiro motivo é justamente "Lords of Shadow 2". Apesar de ter seus fãs, o game foi visto pela crítica como inferior a seu predecessor, e pelos investidores da Konami como um investimento desperdiçado.

Desde então, a produtora cortou laços com a MercurySteam, estúdio que hoje trabalha em um game original próprio, e até mesmo com Hideo Kojima, que foi uma das mentes criativas por trás do 'reboot' "Lords of Shadow". Tornou-se difícil imaginar um "Lords of Shadow 3".

Mas a trajetória recente da Konami explica até o porquê de nem mesmo jogos nos moldes clássicos da franquia estarem a caminho.

Desde que se afastou do mercado de games tradicionais, o valor de mercado da Konami cresceu exponencialmente. Uma ação da empresa, que era vendida a 1.500 ienes em 2012, hoje vale 5.300 ienes. Uma valorização de mais de 250%.

Metal Gear Solid: Snake Eater Pachislot - Divulgação/Konami - Divulgação/Konami
A Konami recriou todas as cutscenes de "Metal Gear Solid 3" em altíssima definição... para uma máquina de pachinko
Imagem: Divulgação/Konami

Em termos de games tradicionais, a Konami de hoje em dia tem como foco suas duas linhas de jogos esportivos ("Pro Evolution Soccer" e "Jikkyou Powerful Pro Baseball"). A produtora ainda encontra tempo para lançamentos esporádicos como "Super Bomberman R", mas é nos jogos free-to-play para celulares e nas máquinas de roletas que ela está encontrando sucesso.

No relatório financeiro mais recente da empresa, o game mais elogiado foi o gratuito "Yu-Gi-Oh! Duel Links", que foi baixado mais de 40 milhões de vezes por usuários de iOS e Android. É nesse tipo de produção que a Konami deve investir daqui pra frente... e é difícil imaginar um "Castlevania" free-to-play.

É claro que estamos às vésperas da E3, e talvez a Konami anuncie um novo "Castlevania" durante o evento, invalidando completamente a existência desse texto. Pessoalmente, eu ficaria feliz em estar errado... mas parece improvável.