Topo

Microsoft: "Mais de 50% dos donos de Xbox One já jogaram X360 no console"

Do UOL, em São Paulo

08/06/2017 12h15

No início desta semana, uma pesquisa divulgada pelo site Ars Technica - que monitorou 1,65 bilhão de minutos jogados por quase 1 milhão de donos de Xbox One - apontou que apenas 1,5% do tempo gasto usando o console pela base usuários analisada era destinado a games de Xbox 360. Ou seja: a tão aclamada retrocompatibilidade, na prática, seria pouco usada.

Em resposta a esses dados, o chefe de marketing do Xbox, Mike Nichols, afirmou que os jogadores de Xbox One já passaram mais de 508 milhões de horas jogando games de X360 no Xbox One. O número, portanto, teria mais do que dobrado em relação à marca de 210 milhões de horas gastas com essa função divulgada em novembro de 2016.

Vale apontar que o dado divulgado por Nichols se refere ao total de horas gastas desde que a funcionalidade entrou em vigor. O estudo feito pela Ars Technica, por sua vez, se concentrou em um período de cinco meses e, em termos exatos, a base analisada utilizou a função por pouco mais de 24,7 milhões de horas no período.

Quem também se manifestou foi o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, dizendo que ao menos "um ou dois" games da retrocompatibilidade aparecem diariamente entre os jogos mais jogados.

Ele complementou dizendo que "qualidade é qualidade, independentemente da geração".

O estudo realizado pelo Ars Technica veio na esteira de uma declaração polêmica dada pelo diretor global de vendas da Sony, Jim Ryan, que justificou a ausência da função no PlayStation 4 ao afirmar que "ninguém jogaria" games de uma geração anterior em um console atual.