Topo

Por que J. Jonah Jameson odeia tanto o Homem-Aranha?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

08/06/2017 17h57

"Traga-me fotos do Homem-Aranha!"

Dentre tantas e tantas rivalidades do mundo dos quadrinhos, uma das mais intensas e marcantes é entre o Homem-Aranha e J. Jonah Jameson, editor do jornal fictício Clarim Diário (Daily Bugle, no original em inglês).

De fato, seja nas HQs, filmes, desenhos animados ou o que for, Jameson é sempre um ferrenho adversário do cabeça de teia, utilizando os mais variados meios de comunicação para criticar o herói.

Mas por que o jornalista odeia tanto assim o herói mascarado da Marvel?

A resposta é simples e apareceu logo na primeira (e já distante) edição do gibi "Amazing Spider-Man", de março de 1963, e de autoria de Stan Lee e Steve Ditko, os próprios criadores do Homem-Aranha.

Em palestras e também em um editorial do jornal Clarim Diário, Jameson diz o seguinte:

"Não podemos permitir que um mascarado qualquer faça a lei com suas próprias mãos! É um péssimo exemplo para nossos jovens! As crianças podem tentar imitá-lo! Já imaginaram o que aconteceria se nossos filhos fizessem dessa aberração o seu herói? Digo que o Homem-Aranha deve ser considerado um fora-da-lei! Não há lugar para uma criatura tão perigosa em nossa cidade".

Jameson postula que quem deve ser adorado como herói é o filho dele, John Jameson, astronauta em ascensão.

J. Jonah Jameson odeia o Homem-Aranha - Arte/UOL Jogos - Arte/UOL Jogos
Imagem: Arte/UOL Jogos

Só que a história não acaba aí. Na edição número 10 da revista "Amazing Spider-Man", Stan Lee e Ditko aprofundam um pouco mais a questão.

Em monólogo solitário, no próprio escritório no prédio do Clarim, Jonah Jameson abre o coração e admite que sente inveja do amigão da vizinhança - uma postura que, na real, pouco combina com a imagem consolidada de Jameson em outras histórias.

J. Jonah Jameson tem ciúmes do Homem-Aranha - Arte/UOL Jogos - Arte/UOL Jogos
Imagem: Arte/UOL Jogos

Ao longo dos anos e em diferentes encarnações dos personagens, outras motivações foram abordadas.

Em uma das mais recentes, da revista "Spider Man's Tangled Web", de Zeb Wells e Dean Haspiel, o terapeuta de Jameson especula que o ódio dele pelo Homem-Aranha talvez esteja ligado às frustrações que teve com o pai quando criança.

Porém, dificilmente alguma será tão divertida quanto a contada por Kurt Busiek e Paul Lee, na edição 18 da revista "Amazing Fantasy".

O Homem-Aranha é convidado de última hora para ser o entrevistado principal de um talk show muito popular em Nova York. O problema é que ele entra exatamente no lugar de John Jameson, que tinha marcado aquela entrevista semanas antes e acaba sendo jogado de escanteio.

Isso, claro, também acaba despertando a raiva de Jonah Jameson contra o Aranha.

Veja os 10 games mais legais com o Homem-Aranha

Start