Topo

Xbox One X quer repetir estratégia do X360 para conquistar jogadores

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

13/06/2017 15h59

Jogos mais bonitos vão fazer a diferença nas vendas de final de ano

A Microsoft apresentou o Xbox One X ao mundo no último domingo (11): uma máquina poderosa, capaz de oferecer gráficos melhores do que qualquer outro console já feito. Também deu preço, salgados US$ 500, e uma data de lançamento: 7 de novembro.

Ao colocar no mercado um videogame superior aos concorrentes e aos demais modelos do Xbox One, a fabricante norte-americana busca repetir a estratégia usada no lançamento do Xbox 360: largar na frente na "próxima geração" de consoles e obrigar a Sony, concorrente direta, a responder ou ficar para trás.

Próxima geração? Sim, o Xbox One X é uma máquina distinta e mais poderosa do que o Xbox One atual. O console "antigo" pode até rodar os mesmos games do novo modelo, mas com diferenças gritantes em termos gráficos e, provavelmente, no poder de processamento. E isso vai fazer toda a diferença na temporada de vendas de final de ano.

Imagine você, consumidor, entrando nas lojas em novembro e dezembro para comprar um game para seu PS4 ou Xbox One. Os estandes de demonstração estarão exibindo os vídeos em 4K do Xbox One X, bem superiores ao que você tem em casa. A sensação de "obsolência" será a mesma de quem tinha um PlayStation 2 em 2006 e dava de cara com os primeiros jogos do Xbox 360.

Com um preço "premium", o Xbox One X mira nos jogadores mais "hardcore", aqueles que vão querer trocar o videogame que possuem hoje pelo que oferece a melhor qualidade gráfica na hora de jogar. E a concorrência não vai ter uma alternativa para oferecer neste ano.

Tudo o que você precisa saber sobre o Xbox One X

Start

Com o Xbox 360, a Microsoft dominou o começo da geração passada de videogames: quando Sony e Nintendo entraram na disputa com PS3 e Wii, já havia 10 milhões de X360 vendidos.

No cenário atual, parece improvável que algum dos concorrentes do Xbox dê o próximo passo tão cedo, já que a Nintendo vem correndo por fora desde o Wii - e o Switch está desfrutando um ótimo começo de ciclo - e a Sony lidera o setor, com 60 milhões de PS4 vendidos. É uma base de consumidores que não pode ser ignorada nem irritada com o anúncio de um novo console.

A Microsoft hoje, ocupa o segundo lugar no mercado. Estima-se que existam cerca de 28 milhões de Xbox one vendidos, mas a empresa não divulga números oficiais. O que ela tem a perder dando o próximo passo? Nada.

Mas, e os jogos?

Como o Xbox One X vai rodar os games do modelo atual, a Microsoft está bem servida para o lançamento do console e faz uma proposta ao jogador que já é consumidor da marca: você já tem em casa sua cópia de "Forza Horizon 3", "Killer Instinct" ou "Gears of War 4", que tal jogar esses games em Ultra HD e com efeitos de iluminação dinâmica, entre outras melhorias?

Jogos já lançados para Xbox One receberão melhorias no novo videogame. Já foram confirmados mais de 30 títulos que vão ficar mais bonitos no Xbox One X - e sem custo adicional para o consumidor, além, claro, da compra do console e de uma TV 4k.

Já no campo dos futuros lançamentos, a Microsoft aposta em algumas franquias próprias nos primeiros meses do console, além de parcerias muito bem planejadas.

O jogo de corrida "Forza Motorsport 7" será o lugar ideal para exibir as qualidades do aparelho, com gráficos fotorrealísticos em altíssima definição, clima dinâmico e tudo o mais - carros de corrida são atraentes para todos os públicos e fazem bonito nas TVs das lojas.

Jogamos "Forza Motorsport 7" na E3. Confira!

Start

"State of Decay 2", "Sea of Thieves" e "Crackdown 3" são apostas que miram vários estilos de jogador, do mais casual ao fanático por games de sobrevivência, mas todos reforçam um aspecto importante do Xbox, a jogatina online cooperativa - afinal, além de vender novos consoles, a Microsoft quer que os jogadores assinem sua rede online, a Live - é lá que a empresa realmente ganha dinheiro.

Entre os 42 jogos mostrados pela Microsoft na E3 2017 (22 deles exclusivos para a família Xbox e Windows 10), se destaca a parceria com "PlayerUnknown's Battlegrounds": o jogo de tiro é um fenômeno nos computadores, com mais de 3 milhões de jogadores (e ainda em desenvolvimento). Nos consoles, "Battlegrounds" será exclusivo do Xbox One e, claro, vai rodar melhor no novo videogame.

Custo do 4K

Talvez o maior desafio da Microsoft seja a necessidade de monitores 4K para aproveitar o melhor do Xbox One X. É um cenário parecido com o do Xbox 360, que rodava jogos em alta resolução numa época em que TVs de tubo ainda eram comuns.

Nos EUA, o interesse por TVs Ultra HD aumentou em 2016. A procura por telas 4K cresceu em 70% no país no final do ano, segundo relatório do Strategic Analytics. O instituto de pesquisa aponta que em meados de 2020, todos os televisores com mais de 40 polegadas vendidos nos EUA serão 4K.

Ou seja, nos próximos anos, serão pelo menos 30 milhões de norte-americanos com monitores 4K em casa. É nesse mercado que a Microsoft está de olho.

Assassin's Creed Origins - Divulgação - Divulgação
Quer curtir "Assassin's Creed Origins" com os melhores gráficos? Vai precisar de uma TV 4K e de um Xbox One X
Imagem: Divulgação

No Brasil

Por aqui, esses aparelhos ainda são caros, mas é bom lembrar que 2018 é ano de Copa do Mundo, época em que a venda de TVs de ponta aumenta consideravelmente no país. A Microsoft diz já estar planejando o lançamento do Xbox One X no Brasil. O chefe global de Xbox, Phil Spencer, quer trazer o console para cá o quanto antes.

Se o Xbox One X chegar ao Brasil até a Copa do Mundo, será um gol de placa da Microsoft.