Topo

E3 2017: "FIFA 18" ou "PES 2018"; qual jogo de futebol escolher?

Viu que a Microsoft vai lançar um novo Xbox? Veja as novidades

Start

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

15/06/2017 15h48

Em setembro, “FIFA 18” e “Pro Evolution Soccer 2018” entram em campo para uma nova rodada de futebol nos videogames.

A boa notícia é que, pelo que foi mostrado na E3 2017, a principal feira de games do mundo, seja qual for a sua escolha, você estará muito bem servido: cada um à sua maneira, “PES” e “FIFA” estão em grande forma.

O que pode pesar a balança para o jogo da Konami são os times brasileiros: com a exclusividade de Flamengo e Corinthians, além da presença do Campeonato Brasileiro na versão anterior, “PES 2018” parece mais encaminhado que “FIFA 18” - a Electronic Arts vem tendo dificuldade em se acertar com as escalações das equipes locais licenciadas.

Por outro lado, “FIFA 18” tem Alex Hunter e o modo Jornada, um sucesso no ano passado. Desta, Hunter vai viver uma história mais elaborada, dividida em seis capítulos, passando por países diferentes e jogando pelo Real Madrid.

O que mudou? Jogamos o "PES 2018" na E3 e contamos pra você

Start

“Pro Evolution Soccer 2018” vai oferecer novos modos de jogo também, porém com enfoque maior no multiplayer. É o caso do 3v3, em que três jogadores atuam pela mesma equipe alternando o controle dos atletas. É bem divertido e compensador quando você consegue fazer a “química” funcionar na construção da jogada, da roubada de bola ao gol.

Porém, vale lembrar que no “FIFA” é possível jogar 11 contra 11. E, além disso, o jogo da EA Sports conta com o FUT, card game que a essa altura já é tão importante quando o game em si e anda sozinho, sem precisar de grandes mudanças – ao menos por enquanto.

Dentro de campo, aí passa a ser uma questão de gosto. Contudo, não dá mais pra implicar com a jogabilidade do “PES", acusando-a de ser arcade, porque a série avançou muito desde a estreia da Fox Engine, no problemático “PES 2014”.

É curioso ver como a rivalidade entre as duas franquias se reflete fora de campo, mais especificamente na hora de escolher parcerias: como “PES” é mais próximo do Barcelona, estampando seus atletas na capa e tudo mais, desta vez “FIFA” fechou com o Real Madrid, dando toda pompa e circunstância para Cristiano Ronaldo.

Tanto “FIFA 18” quanto “Pro Evolution Soccer 2018” serão lançados para PC, PlayStation 4, Xbox One, PS3 e Xbox 360. O jogo da Konami chega primeiro às lojas, em 12 de setembro, enquanto “FIFA” está programado para o dia 29 do mesmo mês e aparecerá também no Nintendo Switch.

Se quiser saber mais sobre ambos, veja 5 pontos importantes para prestar atenção em "PES 2018" e 8 motivos para acreditar que "FIFA 18" será o melhor da série.