Topo

Voz do Goku no Brasil diz que adoraria dublar "Dragon Ball FighterZ"

Veja o primeiro trailer de "Dragon Ball Fighterz"

Start

Claudio Prandoni e Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo

23/06/2017 04h00

Revelado durante a E3 deste ano, "Dragon Ball FighterZ" encantou quem curte de jogos de luta e, principalmente, quem é fã da franquia de mangás e animes. Seja pelo ritmo rápido, pelos movimentos extremamente coerentes com os usados pelos personagens nas obras originais e, especialmente, pelo visual que, por vezes, lembra um mangá jogável, o hype pelo game já está "acima de 8 mil" e ele tem tudo para ser o melhor da série.

Quase que imediatamente à revelação do jogo, os fãs brasileiros da franquia criaram uma petição online endereçada à Bandai Namco com um pedido para lá de especial: fazer com que a versão brasileira seja dublada pelas vozes originais do anime no país, o que não foi confirmado pela publisher do game.

Diante de tamanha comoção, UOL Jogos foi conversar com alguns dos dubladores do desenho para saber se já há alguma movimentação neste sentido e se eles se interessariam em fazer um trabalho do tipo. 

5 razões que podem fazer "Dragon Ball Fighterz" ser o melhor da série

Start

"Fiquei arrepiado quando vi as lutas do game e gostei de ver que as pessoas ficaram empolgadas. Seria muito legal dublar esse jogo", afirma Wendel Bezerra, dublador brasileiro célebre por dar voz ao protagonista Goku. 

Essa opinião é corroborada por Luiz Antônio Lobue, responsável por dublar Piccolo na série animada. "Seria uma honra para mim poder fazer o game depois de tantas temporadas. Seria muito legal participar. Se houver essa possibilidade, eu vou adorar".

Lobue conta que ainda não viu o game, mas fica contente pelo pedido dos fãs. "Acho muito legal essa coisa dos fãs exigirem [a dublagem], não por eu estar diretamente ligado e fazer a voz do Piccolo por muitos anos, mas é muito bacana porque isso manteria uma fidelidade. Os fãs tem sido muito carinhosos com nós, dubladores, durante tantos anos e esse tipo de pedido também é muito legal para a gente".

De acordo com o dublador, o processo para dar voz a personagens de videogame é um pouco diferente do que ocorre com os desenhos animados, mas Lobue já tem experiência no ramo. Ele, que também dá voz ao cavaleiro de ouro Aiolia de Leão, participou da produção de "Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados", game de luta que contou com dublagem original no Brasil.

Wendel Bezerra - Reprodução - Reprodução
Responsável pela voz de Goku no Brasil, Wendel Bezerra se mostrou empolgado com a ideia de dublar o novo game de "Dragon Ball", mas disse que ele e seu estúdio ainda não foram procurados
Imagem: Reprodução

Mas e aí, vai rolar?

Apesar do interesse em dublar o novo game, porém, a Bandai Namco ainda não procurou os dubladores nacionais para a empreitada. "Por ora, não estou sabendo de nada. Essas decisões são tomadas lá fora, então sempre leva um tempo para negociações e procedimentos de produção", conta Bezerra, que é dono da Unidub, um estúdio de dublagem que, inclusive, já trabalhou com games, caso de "Injustice 2", "Horizon Zero Dawn" e "For Honor", para citar alguns.

Bezerra também citou o caso de um dos games mais recentes de "Dragon Ball" lançado, "Xenoverse". "Eles chegaram a pedir um orçamento para dublagem. Nós passamos, mas eles nunca mais responderam".

Caso "Dragon Ball FighterZ" realmente seja dublado aqui no Brasil e considerando a experiência que ele tem com os jogos citados acima, Bezerra explica que isso tem uma data exata para ser feito. Na verdade, concluído, uma vez que ele coloca que a dublagem em si precisa estar pronta cerca de três meses antes do jogo ser lançado.

"Há todo um processo de tradução, que é demorado. Depois, vem a produção, que também demora por envolver a montagem de personagem um a um, agendamento e gravação com os dubladores e depois edição e mixagem. É algo grande e que envolve bastante gente". 

Para um projeto do tipo, Bezerra diz que não é necessário fazer um casting. "Normalmente, se aprova tudo. Como o texto é revisado e aprovado e as vozes já foram escolhidas, não é preciso fazer esse procedimento".

Por ora, resta esperar. Mas não por muito tempo: "Dragon Ball FighterZ" está previsto para ser lançado em 2018, com versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Até a chegada do game, cabe aos fãs torcer pela decisão da Bandai Namco para que este game tenha um gostinho ainda mais especial para os fãs brasileiros.