Topo

Quem é o Abutre, vilão de "Homem-Aranha: De Volta ao Lar"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

03/07/2017 18h24

Com "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" chegando ao cinema nesta semana, você pode estar se perguntando quem é o vilão do filme, o careca nervoso e mal encarado equipado com asas artificiais. Ele é o Abutre, um dos inimigos mais antigos do Homem-Aranha. No cinema, o Abutre é interpretado por Michael Keaton, ator que já foi o Batman e seu próprio super-herói, o Birdman, em um filme indicado ao Oscar.

Inimigo antigo do Aranha

Personagem da Era de Prata dos quadrinhos, o Abutre apareceu pela primeira vez em "The Amazing Spider-Man #2", em 1963, criado pela dupla Steve Ditko e Stan Lee. Seu nome real é Adrian Toomes e ele é um engenheiro de eletrônicos que teve suas invenções e patentes roubadas por um parceiro de negócios.

A traição levou Adrian para o mundo do crime, onde ele usa as asas artificiais e um traje especial que inventou para voar e adquirir super- força, que usa para roubar bancos e praticar outros crimes em busca de enriquecimento ilícito. Em todas as encarnações do personagem, o Abutre é um sujeito idoso - ele é o inimigo mais velho do Homem-Aranha.

Abutre - Reprodução - Reprodução
Além da inteligência e super-força, o Abutre pode voar e isso dificulta as lutas do Homem-Aranha contra o vilão
Imagem: Reprodução

Longe de ser o inimigo mais poderoso do Homem-Aranha, o Abutre já causou sérios problemas na vida de Peter Parker: ele é um dos responsáveis pela morte de Nathan Lubensky, um namorado da Tia May. Lubensky teve um ataque cardíaco após tentar ajudar o Aranha em uma luta contra o Abutre.

Em outras ocasiões, o Abutre se mostrou um grande estrategista, como na série "Segredos", recentemente publicada no Brasil. Na história, o vilão organiza o plano de invasão e roubo de uma base da Hidra, atuando como cérebro por trás de um grupo de super-criminosos com Deadpool, Homem-Areia, Dentes de Sabre e outros bandidos notórios.

No cinema

No novo filme do Homem-Aranha, Adrian é um vilão tecnológico, que vai competir com Peter Parker em sua zona de conforto: a ciência.

O traje usado no longa-metragem é pensado em cima disso. "Não é só um design legal, o traje é uma parte grande da história", explicou o diretor Jon Watts ao site norte-americano Collider.

Michael Keaton Vulture - Reprodução - Reprodução
Michael Keaton vestiu o traje do Batman em 1989 e agora vai dar vida ao Abutre, um dos vilões mais icônicos do Homem-Aranha
Imagem: Reprodução

As asas motorizadas lembram um pouco o equipamento do Falcão, visto nos filmes do Capitão América e apresentado como um traje de uso militar, mas já se sabe que o traje do Abutre será feito com peças alienígenas coletadas após o confronto dos Vingadores com os alienígenas, a chamada "Batalha de Nova York".

Com Tom Holland e Michael Keaton, "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" estreia no Brasil nesta quinta-feira, dia 6 de julho.